Rolim de Moura,

Produção agroindustrial no Brasil tem queda histórica em abril, mostra FGV Agro
Levantamento da entidade registrou recuo de 16,5% em relação ao mesmo mês do ano passado

Publicado 12/06/2020
A A
Foto: Paola Cuenca/Canal Rural

A produção agroindustrial recuou 16,5% em abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, sendo a mais intensa queda de toda a série histórica iniciada em janeiro de 2003. O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) produzido pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) mostrou os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre o agronegócio brasileiro. No acumulado do ano, a baixa na comparação anual foi de 5,4%.

De acordo com a FGVAgro, a queda foi puxada pelo segmento de produtos não-alimentícios, com contração anual de 27,4%. No grupo de produtos alimentícios e bebidas, o recuo foi de 5,8%. No caso da produção de produtos alimentícios, quando excluído o setor de bebidas, houve crescimento de 6% em abril.
Entre os produtos não alimentícios, a queda mais forte ocorreu na produção têxtil e chegou a 62,7%, sendo que a produção de biocombustíveis foi a única a apresentar expansão (9,6%). Em relação aos produtos alimentícios, o destaque ficou por conta do avanço de 25,7% no segmento de produtos vegetais, puxado pela alta de 10,5% no processamento de arroz.

Ainda dentro do segmento de produtos alimentícios, é importante observar um “efeito substituição”, com a produção de itens de valor agregado maior, como carne bovina, sendo trocados por mercadorias mais acessíveis, como carnes de aves e suína.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural