Rolim de Moura,

Contratação de bombeiros civis ajuda na ampliação das equipes de saúde da Agevisa
Bombeiros civis integram o quadro de profissionais que formam as equipes de saúde da Agevisa

Por Agevisa
Publicado 29/07/2020
A A

Para dar suporte às barreiras sanitárias, atividades de apoio, prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e considerando o Decreto n. 24.887, de 20 de março de 2020, que versa sobre o estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado de Rondônia, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) contratou bombeiros civis para compor o quadro de profissionais que formam as equipes de saúde.

Eles participam de palestras em escolas, são socorristas em enchentes, resgatam animais, atuam em prevenção de queimadas, em princípios de incêndios, e agora fortalecem as equipes de saúde da Agevisa para vencer a luta contra a Covid-19 com procedimentos de sanitização.

Suelen Duran, 37 anos, bombeiro civil, atua há seis anos na função em Rondônia é uma das novas contratadas, que tem como função manter a sanitização de ambientes, superfícies, pessoas, produtos e veículos; atividade frequente nas barreiras sanitárias, e necessária em locais de muita aglomeração, onde existe possibilidades intensas de contaminação.

Duran destaca que no governo estadual, hoje, a equipe da qual faz parte, é a única de bombeiro civil que atua na administração pública; sendo supervisionada diretamente pela corporação dos Bombeiros Militares.

“O bombeiro civil dentro da sociedade, hoje, é de suma importância para promover o bem-estar social, podendo atuar na área privada ou pública, com ações que vão além da sanitização”, explica.

Dessa forma, o governo pretende promover a ampliação imediata e necessária das equipes de saúde, de forma que o poder público possa atuar de forma célere no enfrentamento da emergência decorrente da Covid-19.

Os novos servidores foram selecionados por meio do edital n. 93.2020.SEGEP.GCP, que regrou a abertura de inscrições; e realizou a convocação e contratação por meio do edital Nº 101/2020/SEGEP-GCP.

O exercício da profissão de bombeiro civil foi regulamentado em âmbito nacional pela Lei n° 11.901/2009, de 12 de Janeiro de 2009.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram