Rolim de Moura,

Aplicativo Guardiões da Amazônia fortalece enfrentamento à queimadas e ilícitos ambientais em RO
População pode fazer denúncias anônimas de queimadas pelo APP Guardiões da Amazônia.

Publicado 12/08/2020
A A

Um aplicativo que permite uso off-line, com georrefenciamento e participação do cidadão em denúncias de ações que ameacem a preservação do meio ambiente. Esse é o Guardiões da Amazônia que passou a fazer parte oficialmente das ferramentas tecnológicas do Governo de Rondônia no combate as queimadas e ilícitos ambientais, a partir desta quarta-feira (12).

A carta de compromisso de cooperação para uso do app foi assinada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Leite Lopes, e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima. O compartilhamento acontece a custo zero para o Estado e o aplicativo foi desenvolvido com tecnologia militar. Possui a versão mobile para o cidadão e web, restrito a órgãos parceiros.

Através dele, conforme o analista de tecnologia militar e servidor do Exército, Mário Fraga, o cidadão pode fazer denúncias, inclusive de forma anônima  e com envio de fotos em pelo menos três eixos: Desmatamento, queimadas e garimpos. Além disso, a população tem acesso na palma das mãos, do mapa dos focos de calor gerados por satélites. Enquanto que no módulo web, além das denúncias e dos focos de calor, os órgãos parceiros tem acesso a relatórios e gráficos.

‘‘É uma plataforma que consistem em uma forma diferente de abordar os problemas ambientais na Amazônia. Essa é formada em integração e compartilhamento de informações. Ela reforça o comprometimento do Exército Brasileiro com a preservação e desenvolvimento do meio ambiente, especialmente da região amazônica. Nasceu dentro do âmbito da Operação Verde Brasil 2, sendo desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva”, explica o analista de tecnologia militar.

Com o histórico de período crítico para queimadas em agosto e setembro na região, a tecnologia é considerada estratégica para potencializar a preservação ambiental. ‘‘Vem de encontro com política pública de combate a queimadas, nós temos o Laboratório de Geociência de Rondônia para combate a crimes ambientais, e através desse aplicativo há informações precisas e com participação efetiva dos cidadãos. Parabenizo o Exército por essa iniciativa”, considera o secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental.

CONSCIENTIZAÇÃO

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva reforçou que além da tecnologia, é preciso contar com uma ferramenta muito importante: a conscientização da população. ”Não podemos descuidar das queimadas, pois esse ano não é como no ano passado, pois agrava se combinada com a pandemia, então convoco a população de Rondônia a aderir o uso do aplicativo. Com apoio do governo federal, do Exército Brasileiro, do governo estadual e dos municípios, vamos vencer as queimadas este ano”, disse.

O diretor executivo da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Roger André Fernandes, avaliou  a tecnologia de integração como uma positiva iniciativa de governança pública, e que dará condições para os municípios os impactos ambientais negativos. Também estiveram presentes na solenidade, sub-comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), capitão Gilvander Gregório de Lima, o presidente da Seccional Rondônia da  Associação Nacional dos Orgãos Ambientais (ANAMMA) e secretário municipal de Integração, Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram