Rolim de Moura,

Com Neymar, PSG encara RB Leipzig para seguir sonhando com título
Uma vitória sobre o RB Leipzig, em jogo único em Lisboa, às 16 horas, deixará Neymar mais perto de cumprir o grande objetivo de sua contratação: conquistar o inédito título europeu para os franceses

Publicado 18/08/2020
A A

Contratado há exatos três anos, Neymar terá a chance nesta terça-feira de cumprir parte da sua missão no Paris Saint-Germain. Ao lado de Mbappé e companhia, o brasileiro encara a oportunidade de levar o time francês à final da Liga dos Campeões. Uma vitória sobre o RB Leipzig, em jogo único em Lisboa, às 16 horas, deixará Neymar mais perto de cumprir o grande objetivo de sua contratação: conquistar o inédito título europeu para os franceses.

Para tanto, o PSG e o brasileiro têm dois obstáculos pela frente. O primeiro e mais surpreendente será enfrentado no Estádio da Luz. O alemão RB Leipzig é a grande surpresa destas semifinais. Se vencer, o time francês terá pela frente o vencedor do duelo entre Bayern de Munique, que aplicou 8 a 2 no Barcelona, e Lyon, algoz do Manchester City, de Pep Guardiola.

Neymar desponta como liderança do PSG não apenas por ter sido contratado a peso de ouro - 222 milhões de euros em 2017, ou R$ 1,4 bilhão no câmbio atual. O brasileiro já tem uma final e um título de Liga dos Campeões na bagagem, pelo Barcelona, em 2015.

"Neymar foi sempre um líder, já o era quando vim para este clube. Talvez tenha mudado um pouco nas suas características como líder, mas quer sempre ganhar e tem fome de sucesso. É assim que um líder atua em campo. Ele adora competição e estes são os desafios necessários para ser um líder", disse o técnico do PSG, o alemão Thomas Tuchel.

Desde que chegou ao PSG, Neymar não havia conseguido levar o time além das oitavas de final. Nas duas edições anteriores da Liga, o brasileiro estava fora de combate, por lesão. Curiosamente, o time francês também havia caído nas oitavas na última edição da competição antes da chegada do brasileiro. E fora justamente Neymar o algoz, então com a camisa do Barça, a eliminar o PSG na temporada 2016-2017.

Desta vez, o brasileiro não apenas está bem fisicamente como também esbanja preparo técnico. Os números comprovam o bom momento do atacante em campo. Em 25 jogos disputados na encurtada temporada europeia (em razão da pandemia), ele marcou 19 gols, deu 11 assistências e já levantou três troféus: Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa.

Além disso, Neymar tem desta vez um parceiro de luxo no setor ofensivo francês. "A relação entre Neymar e Mbappé é clara e eles fazem a diferença em campo. São uma grande mistura: Neymar, o driblador, e Kylian, muito rápido e com grande fome de gols. É seguramente uma das nossas forças, não há qualquer problema em admitir isso", comenta Tuchel.

Nesta terça, os dois atacantes devem jogar juntos desde o apito inicial. Na partida anterior, na vitória de virada sobre a Atalanta, Mbappé entrara apenas no segundo tempo porque voltava de lesão. Desfalque na semana passada, Marco Verratti será opção no banco. Já o goleiro costa-riquenho Keylor Navas é baixa certa após sofrer lesão na coxa direita - Sergio Rico deve ser o titular.

Do outro lado, o RB Leipzig não deve ter mudanças em comparação ao time que eliminou o Atlético de Madrid nas quartas de final. O técnico Julian Nagelsmann vai manter o esquema tático com três zagueiros. Klostermann, Upamecano e Halstenberg terão como tarefa parar Neymar e Mbappé.

"Queremos chegar longe e já o fizemos, mas precisamos de ter cuidado com os espaços atrás dos nossos defensores e não deixar que o ataque do PSG mostre a sua qualidade. Somos uma equipe capaz de criar ocasiões. O PSG é um clube Top, mas temos capacidade para causar estragos. Eles podem ser muito perigosos com a velocidade do seu contra-ataque, não podemos ficar só à espera e reagir", prega Nagelsmann.

A seu favor, o RB Leipzig ainda conta com o fator surpresa. Fundado há apenas 11 anos, o clube bancado pela Red Bull aposta na juventude, até mesmo para comandar a equipe. Nagelsmann, de 33 anos, é o mais jovem treinador a alcançar uma semifinal da Liga dos Campeões.

O elenco tem esta mesma marca. Com jogadores jovens e baratos, o time alemão formou um elenco de 24 jogadores no início da temporada que custou cerca de 178 milhões de euros, de acordo com valores contabilizados pelo site Transfemarkt. Ou seja, o RB Leipzig inteiro custou menos que o Neymar (222 milhões, em 2017).

A história do time começou em 2009, quando a Red Bull adquiriu o SSV Markranstaedt, que disputava a quinta divisão do futebol alemão. Em 2016, o time chegou à primeira divisão. Em sua segunda participação na Liga dos Campeões, liderou o seu grupo na fase anterior e já eliminou o Tottenham, atual vice-campeão, e o tradicional Atlético de Madrid.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram