Rolim de Moura,

Queimadas florestais em 2020 podem ser piores do que em 2019
Relatório aponta aumento de queimadas em todo mundo; na Amazônia, de 1/1 a 23/8/20, há 45% mais queimadas do que nos últimos 10 anos

Publicado 28/08/2020
A A

Um novo relatório do WWF e do BCG (Boston Consulting Group) mostra que o número de alertas de queimadas em todo o mundo, a partir de abril, subiu 13% em relação ao ano passado –que já havia sido um ano recorde (1). O clima persistentemente mais quente e seco devido às mudanças climáticas e ao desmatamento causado principalmente pela conversão de terras para a agricultura são os principais fatores. Esse é o caso da floresta amazônica, que tem no desmatamento uma das principais causas de queimadas. A expansão da agricultura, extração ilegal e insustentável de madeira continuam a impulsionar a conversão e a degradação dos habitats naturais, aumentando assim o risco de queimadas.
 
“A tragédia que testemunhamos em 2019 não ficou restrita àquele ano e vem se repetindo em 2020: se nada for feito, veremos um ciclo de altos níveis de desmatamento e queimadas se repetindo anualmente, já que as áreas desmatadas são bem mais vulneráveis às queimadas na Amazônia”, alerta Mariana Napolitano, gerente de Ciências do WWF-Brasil. “Infelizmente as ações do governo não estão sendo eficientes para interromper esse padrão”, declara. Além de um retrato da situação global, o relatório "Queimadas, Florestas e o Futuro: Uma Crise Fora de Controle?" [em inglês] também inclui recomendações para reversão desse cenário.
 
Os dados mais recentes mostram que os incêndios na Amazônia brasileira, de 1 de janeiro a 23 de agosto de 2020, são 45% maiores do que a média de dez anos e 35% maiores do que nos últimos três anos. O número de queimadas na região atingiu a maior alta em 13 anos em junho, no início da estação seca. Em julho, foram detectados 6.803 focos de incêndios, 28% a mais do que o mesmo período em 2019. Simultaneamente, o desmatamento tem crescido de forma constante na Amazônia brasileira. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, os alertas de desmatamento foram 33% maiores no do que em igual período do ano anterior. O WWF pede a implementação de medidas emergenciais imediatas, como banir o desmatamento na Amazônia por cinco anos (2).
 
A ação humana é responsável ​​por três em cada quatro queimadas em florestas no mundo, destaca o relatório. Se as tendências atuais continuarem, haverá consequências devastadoras no longo prazo devido à liberação de milhões de toneladas extras de dióxido de carbono. Isso se soma aos impactos imediatos que dizimam a biodiversidade, destruindo ecossistemas vitais, ameaçando vidas, propriedades e meios de subsistência e economias, junto com o risco de graves problemas de saúde no longo prazo. Todos os anos, há cerca de 340.000 mortes prematuras por problemas respiratórios e cardiovasculares atribuídos à fumaça de incêndios florestais. E em 2020, nos países mais atingidos por queimadas, a fumaça está aumentando o perigo da Covid-19: um estudo de Harvard mostrou que um pequeno aumento na exposição de longo prazo a partículas contidas na fumaça pode aumentar as taxas de mortalidade de Covid-19 em até 15%.
 
“O mundo testemunhou as consequências devastadoras dos incêndios no ano passado, de bilhões de animais mortos e pessoas perdendo suas casas e meios de subsistência, sem mencionar o impacto no clima. E, no entanto, aqui estamos nós novamente”, disse Fran Price, Líder Global para Florestas do WWF. “A proatividade e o compromisso devem estar no centro de uma resposta global às queimadas e devem ocorrer em níveis local, subnacional, nacional e regional. Prevenir queimadas antes que ocorram é fundamental e muito mais eficiente em todos os aspectos do que as suprimir quando acontecem. Boas intenções no papel não significam nada se não forem acompanhadas por ações reais e eficazes na prática -e essas ações precisam se concentrar urgentemente nas florestas e no combate às mudanças climáticas”, completou.
 
Em termos de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), as queimadas em florestas são de longe a fonte mais significativa: apesar de representarem apenas 7% da área total queimada, sua maior capacidade de armazenamento de carbono faz com que as florestas sejam responsáveis por 38% do total de emissões de GEE liberadas durante esses eventos. Em 2019, a queima de florestas na Amazônia, Austrália e Indonésia representaram 3-4% do total de emissões de carbono do mundo. O carbono liberado pelas queimadas, por sua vez, intensifica a crise climática que está tornando as temporadas de incêndios mais longas e extremas. Nos últimos 35 anos, as temperaturas acima do normal aumentaram a duração média da temporada de fogo em 30-50%. Se nenhuma ação for tomada sobre a mudança climática, os cientistas projetam que, no pior cenário, até 2100 a área queimada por ano poderá retornar desastrosamente aos níveis vistos pela última vez na década de 1950, queimando um milhão de quilômetros quadrados a mais a cada ano do que hoje.
 
Jesper Nielsen, diretor executivo e sócio sênior do BCG, destacou que “o momento nunca foi tão crítico para a ação climática. 75% dos incêndios são causados ​​por atividades humanas. A mudança climática está contribuindo amplamente para o agravamento da situação. Como as queimadas também reforçam o aquecimento global, está ocorrendo um ciclo vicioso que precisa ser quebrado. Um maior enfoque em medidas de prevenção e proteção, especialmente para as florestas, certamente faz parte da resposta. Governos e empresas precisam lidar com essa questão de forma coordenada, antes que haja danos irreversíveis para o nosso planeta.”
 
O relatório "Queimadas, Florestas e o Futuro: Uma Crise Fora de Controle?" faz um mergulho mais profundo nas tendências dos incêndios e no que elas significam para as pessoas e o planeta, e apresenta algumas recomendações para abordar as principais causas.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: WWF-Brasil