Rolim de Moura,

Selo do Serviço de Inspeção garante segurança alimentar ao consumidor de produtos de origem animal em Rondônia
A Idaron mantém inspeção periódica em unidades de beneficiamento de carnes e derivados

Publicado 01/09/2020
Atualizado 01/09/2020
A A

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), alerta sobre o selo do Serviço de Inspeção, federal, estadual ou municipal (SIF, SIE ou SIM), para o alimento de origem animal de qualidade, a fim de garantir segurança à saúde do consumidor.

Segundo a médica veterinária Margarete Eliane Garbellini Aprigio, da Gerência de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Rondônia possui 51 estabelecimentos industriais e agroindustriais, que são periodicamente fiscalizados pelo Estado. “Dentre esses estabelecimentos, estão os frigoríficos de bovinos, suínos e aves, que passam por fiscalização permanente”. Esse trabalho de inspeção voltado aos produtos de origem animal, destinados à alimentação humana, tem um único objetivo: manter o controle da qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. “São ações corriqueiras que visam nada além de oferecer segurança alimentar à população”, destacou.

“No mundo, existem mais de 250 tipos de doenças que podem ser transmitidas por alimentos. A maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, protozoários e outros parasitas. Elas (doenças) podem causar desde um simples distúrbio do sistema digestivo até a morte, por isso os alimentos de origem animal devem ser muito bem inspecionados”, alerta Margarete Aprigio.

Além da fiscalização permanente, a Idaron mantém inspeção periódica em unidades de beneficiamento de carnes e derivados, laticínios, queijarias, entrepostos de mel, unidades de beneficiamento de ovos e derivados e na indústria de pescados.

Em 2019, nas ações de combate à clandestinidade de produção de alimentos de origem animal, a Idaron apreendeu uma grande quantidade de produtos e emitiu diversos autos de infração. “Nosso papel é retirar de circulação a produção que não passa por nenhuma inspeção sanitária e/ou fiscalização. Alimentos de origem duvidosa podem causar sérios danos à saúde humana, por isso esse trabalho é tão importante”, explicou Margarete Aprigio. “Nesse sentido, orientamos a todos os consumidores que fiquem atentos ao adquirir produtos de origem animal. Prefiram sempre alimentos que possuam selo do Serviço de Inspeção”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram