Rolim de Moura,

Governo do Estado promove campanha de sensibilização no Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher
Denuncie a violência através dos canais: Disque 100, 180, 190 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil

Publicado 25/11/2020
Atualizado 25/11/2020
A A

A violência contra a mulher ainda está presente em muitos lares brasileiros e é responsável por causar várias consequências físicas e psicológicas nas vítimas. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) convoca toda a sociedade e a população a refletirem sobre a importância do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher celebrado neste dia 25 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela campanha “UNA-SE pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas por uma vida sem violência”.

Em julho de 2012, o calendário da campanha foi ampliado tornando todo dia 25 de cada mês o “Dia Laranja”, por ser uma cor vibrante e positiva, representando um futuro livre de violência contra mulheres e meninas. Neste ano, o Dia Laranja adota o tema “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém”, com o propósito de ouvir e não questionar a credibilidade da vítima, de ser um chamado ao cumprimento das leis, dar prioridade à segurança e ao bem-estar das sobreviventes.

Segundo a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha a prevenção é o primeiro passo para fortalecer a rede de combate a violência contra a mulher.

“A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos, mas pode ser evitada. A prevenção é essencial e pequenos atos podem fazer a diferença”, destacou a secretária.

AÇÕES DE COMBATE EM RONDÔNIA

Rondônia já deu grandes passos e está avançando no combate, prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, buscando a proteção e garantia dos direitos das vítimas, tanto no âmbito doméstico quanto no público. Como destaques temos a instituição da Campanha Estadual Maria da Penha (Lei Estadual 4.536/19), o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (Lei Estadual 4.600/19), a Divulgação obrigatória da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 (Lei Estadual 4.616/19) e, recentemente, a Lei Estadual 4.861/2020 que trata da política estadual de reeducação de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher.

É importante ressaltar que o Estado possui sete delegacias especializadas de atendimento à mulher presentes nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. A capital, Porto Velho conta hoje com uma Central de Flagrantes moderna com sala de atendimento humanizado para mulheres vítimas de violência. O Estado possui ainda, três Casas Abrigo e um Centro de Atendimento à Mulher (CAM) em Vilhena.

Qualquer pessoa pode ajudar no combate à violência denunciando ou buscando informações sobre os direitos da mulher nos canais: Disque 100, Ligue 180, Ligue 190 e o app Direitos Humanos Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram