Rolim de Moura,

Confúcio Moura pede prioridade do Congresso na regulamentação do Fundeb
Parlamentar alerta que pode acontecer um apagão educacional em 2021 caso o Fundo não seja priorizado

Publicado 03/12/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) utilizou a tribuna virtual do Senado na tarde de quarta-feira (02), para solicitar ao presidente interino da Casa, senador Antônio Anastasia (PSD-MG), uma mediação junto ao Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para priorizar a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O parlamentar  lembrou que no próximo dia 31 de dezembro, expiram as ações do antigo Fundeb e, segundo ele, do dia 1º de janeiro em diante, se não estiver regulamentado o novo Fundeb, não há como o Ministério da Educação fazer os repasses fundo a fundo para os Estados e, consequentemente, para os municípios brasileiros.

De acordo com o senador,  pode ocorrer um apagão educacional caso não aconteça a regulamentação. “Este ano já foi muito difícil para a educação brasileira. A persistir essa morosidade das votações, nós teremos uma situação dramática da educação no ano que vem”, explicou.

Segundo Confúcio Moura, a situação é emergencial e deve ter a participação do Senado no sentido de acionar as Presidências das respectivas casas para que coloquem em votação os projetos que estão tramitando no Congresso.

Em Tempo

O Senado Federal aprovou no dia 25 de agosto a Proposta de Emenda à Constituição 26/2020, que tornou permanente o Fundeb e aumenta seu alcance. Além de torna-lo numa política permanente de Estado, aumenta progressivamente o percentual de participação da União nos recursos do fundo, dos atuais 10% para 23%, até 2026. O senador  ressalta que o  Fundeb é uma das principais fontes de financiamento da educação no país.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram