Rolim de Moura,

Governo de Rondônia reforça parceria com prefeituras para enfrentamento à pandemia
A intenção é alinhar ações e estratégias para o enfrentamento ao coronavírus causada pelo aumento de casos no Estado

Publicado 07/01/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Casa Civil se reuniu nesta quarta-feira (6), através de videoconferência, com prefeitos e representantes do Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, para reforçar a aplicação das medidas adotadas no Estado de enfrentamento ao coronavírus, e esclarecer aos prefeitos eleitos no último pleito a atual situação da pandemia em Rondônia, levando em consideração o aumento de casos da doença no Estado.

“Estamos em um estágio em que o comportamento psicológico social das pessoas está diferente da época em que a pandemia iniciou. Muitos estão com a sensação de normalidade ou seja, já convivemos tanto com o vírus e com as perdas que isto já está ficando comum”, desabafa o secretário-chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves.

“O que agrava a situação é que as pessoas agora perderam o medo, tiram a máscara, usam pouco álcool em gel e até dão beijinhos, então a onda está tão intensa quanto a primeira”, alertou Fernando Máximo, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Dentro do planejamento de combate à doença  para os próximos dias, uma nova reclassificação não oficial de fases para os municípios foi apresentada a fim de que os prefeitos adotem as medidas de controle em seus municípios.

A fiscalização maciça em bares e demais estabelecimentos de eventos, já prevista em decretos anteriores, é outro método a ser reforçado nas próximas semanas.

Para o secretário Fernando Máximo, a colaboração dos prefeitos é fundamental para que o plano de controle da pandemia permita novas progressões em janeiro e nos demais meses do ano.

“Nós temos 1.8% de letalidade. É uma das menores do Brasil, apesar de termos perdido 1.855 rondonienses, a letalidade em Rondônia é muito menor que a do Mato Grosso, Amazonas e Acre, que são nossos vizinhos. Somos o Estado da região Norte que mais criou leitos de UTI específicos para Covid-19.  Rondônia é também o primeiro Estado do Brasil em transparência disparado, foi o que mais fez exames, e nosso hospital de campanha é também referência nacional. Conseguimos fazer isso tudo com a união, e sabemos que neste momento é fundamental estarmos unidos e estamos aqui para nos colocar a disposição dos 52 municípios”, enfatizou Máximo.

O representante da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Arismar Araújo de Lima disse estar preocupado com o aumento dos casos de Covid-19 e dos prognósticos destacados em reunião.

“Quero dizer que os municípios estarão unidos, tenho plena certeza disso, para que a gente possa implementar as melhores medidas possíveis para fazer frente à pandemia, contem conosco”, afirmou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram