Rolim de Moura,

Ministério da Saúde diz que comprará toda a produção de vacinas do Butantan contra Covid
Na quinta-feira, ministro Eduardo Pazuello havia anunciado aquisição de 46 milhões de doses até abril e opção de compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac.

Publicado 10/01/2021
A A

O Ministério da Saúde informou neste sábado (9) que toda a produção de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, será comprada com exclusividade pelo governo federal.

De acordo com o ministério, as doses serão incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Na quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a pasta compraria 100 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria pelo Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. O contrato prevê a entrega de 46 milhões de doses até abril e a opção de compra de mais 54 milhões de doses.

Segundo o ministério, em reunião nesta sexta-feira (8), "representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan acertaram que a totalidade das vacinas produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo Governo Federal".

A pasta afirmou também que os "brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde".

Nos próximos dias, de acordo com o ministério, haverá uma reunião entre o ministro Pazuello e representantes dos secretários estaduais e municipais de saúde para detalhamento da logística de distribuição e do calendário da campanha de vacinação.

A pasta informou que participaram do encontro da sexta (8), em São Paulo, os assessores especiais do Ministério da Saúde, Zoser Hardmann e Aírton Cascavel; a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato; o superintendente de São Paulo do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto; além do presidente e da diretora do Instituto Butantan, Dimas Covas e Cíntia Retz, respectivamente. O coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (Piauí) também participou do encontro por videoconferência.

Na nota, o Ministério da Saúde afirmou que as doses da vacina serão distribuídas aos estados em quantidade proporcional à população de cada um e que os estados farão a distribuição do imunizante para os municípios.

A pasta afirmou ainda que a campanha de vacinação deve começar "tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa — para uso emergencial ou o registro definitivo", de forma gratuita e universal.

Uso emergencial
Na sexta (8), o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produzirá a chamada vacina de Oxford no Brasil, entraram com pedido de uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado do pedido deve ser divulgado no prazo máximo de dez dias.

De acordo com o Butantan, o pedido de uso emergencial foi para as 6 milhões de doses que chegaram prontas da China. Segundo o instituto, um novo pedido será enviado para as doses envasadas no instituto em São Paulo. A solicitação foi feita durante uma reunião virtual, por causa da pandemia, segundo o Instituto Butantan. A Anvisa diz que já iniciou a triagem da documentação entregue.

A Fiocruz, por sua vez, entregou pedido de uso emergencial para 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que devem ser importadas do laboratório Serum, sediado na Índia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1