Rolim de Moura,

CNI considera acertada decisão do Copom de manter Selic em 2 por cento ao ano
Para a indústria, em um ano desafiador como o de 2021, a manutenção da Selic em baixo patamar possibilita uma recuperação mais célere da atividade econômica e do emprego.

Por fiero
Publicado 21/01/2021
A A

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) de manter a taxa básica de juros (Selic) em 2% ao ano.


“O ano de 2021 será desafiador, e a manutenção da taxa Selic em baixo patamar possibilita uma recuperação mais célere da atividade econômica e do emprego, uma vez que incentiva a demanda ao manter melhores condições de crédito para empresas e consumidores”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.


Além disso, a expectativa é que a recente alta na inflação seja temporária e a trajetória dos preços de bens e serviços volte a ser compatível com as metas de inflação. As projeções do Boletim FOCUS, utilizadas pelo BC, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estimam inflação abaixo da meta de 3,75%, para 2021, e no centro da meta de 3,50%, para 2022, e de 3,25%, para 2023.


O Comitê considera ainda as perspectivas de evolução das contas públicas nas suas decisões. Nesse sentido, tendo em vista o forte crescimento da dívida pública em 2020, necessário para a financiar os programas de proteção à população mais vulnerável e à economia em razão da covid-19, tornou-se ainda mais importante e urgente o avanço das reformas macroeconômicas, como a tributária e a administrativa.


Mesmo se tratando de reformas estruturais, com efeitos sobre o crescimento no médio e no longo prazos, essas são agendas que reduzem a percepção de risco fiscal e permitem a manutenção de taxas de juros mais baixas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: fiero