Rolim de Moura,

Líderes do grupo de pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território realizam ensaio sobre atlas socioeconômico e ambiental do estado de Rondônia

Por UNIR
Publicado 28/01/2021
Atualizado 28/01/2021
A A

O Atlas possui diversas finalidades. Neste ensaio, com o objetivo de contribuir com aspectos quantitativos e qualitativos da realidade social, econômica e ambiental rondoniense, as líderes do Grupo de pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), Professoras doutoras Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (coordenadora) e Josélia Fontenele Batista (vice-Coordenadora) e demais colaboradores Maranei Rohers Penha (IFRO), Saulo Gomes de Sousa (IFRO), Guilherme Rabelo Brunoro (UNIR) e Gustavo Brito Bezerra Siqueira (IFRO), produziram o ATLAS SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL DO ESTADO DE RONDÔNIA: POR UMA CONSCIÊNCIA SOCIOESPACIAL CIDADÃ.

    Segundo a professora Josélia Fontenele Batista (IFRO), cartografar a realidade é um exercício necessário aos pesquisadores e educadores que se dedicam a observar o movimento da sociedade propiciando às esferas públicas e privadas subsídios essenciais para intervenções necessárias. De acordo com a professora Madalena Cavalcante (UNIR), o pesquisador pode traduzir uma realidade a partir dos instrumentos estáticos (os mapas), mas que permita a percepção de uma sociedade em movimento, ou seja, em transformação. Para Maranei Rohers Penha (IFRO) e Saulo Gomes de Sousa (IFRO), a cartografia é um instrumento próprio do geógrafo e constitui-se em um ato político e social de grande importância.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: UNIR