Rolim de Moura,

Vacinação contra a Covid-19 é de responsabilidade dos municípios, esclarece Agevisa
Agevisa orienta trabalhadores da Saúde ainda não contemplados na primeira etapa de vacinação a procurar a Rede Municipal de sua lotação

Publicado 28/01/2021
A A

O início da vacinação contra o novo coronavírus de grupos prioritários em Rondônia traz alívio, de certa forma aos servidores que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, mas tem gerado questionamentos a este mesmo grupo profissional: como são elencadas as prioridades para a vacinação da categoria, tendo como base a quantidade de doses enviadas para Rondônia até o momento.

A aplicação das vacinas é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde, é o que esclarece o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agevisa explica que a Agência, como parte integrante do Programa Nacional de imunização (PNI), recepcionou as vacinas destinadas ao Estado de Rondônia e destinou todo o estoque (primeira e segunda doses) para a gestão e coordenação dos Municípios a fim de executar o cronograma de imunização dentro de cada abrangência.

“Fizemos o repasse das vacinas, agora as ações de priorização, agendamentos e aplicação das doses ocorrem exclusivamente sob coordenação das Secretarias Municipais de Saúde”, enfatiza a diretora.

Segundo a diretora, os municípios do Estado de Rondônia já iniciaram a aplicação da primeira dose, e tem demonstrado esforço no sentido de gerir a parcela de insumos disponibilizados nesta primeira etapa da vacinação. “É de conhecimento de todos que as doses disponibilizadas ainda são insuficientes para a execução da primeira fase prevista no PNI, mas temos convicção que o Ministério da Saúde tem envidado todos os esforços necessários para atender ao Plano de Imunização em curso”, destaca Ana Flora.

A orientação da Agevisa é que os trabalhadores da Saúde ainda não contemplados na primeira etapa devem buscar informações junto à Rede Municipal de sua lotação, para consultar a data prevista para a imunização de sua Unidade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram