Rolim de Moura,

Serviço de envio digital de ofícios implementado pelo MPRO reduz custos e aplica celeridade e segurança no trato da informação

Por MP/RO
Publicado 19/03/2021
Atualizado 19/03/2021
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Em tempos de pandemia, as tecnologias adotadas pelo Ministério Público do Estado de Rondônia garantem a continuidade dos serviços institucionais enquanto preserva a saúde e segurança dos nosso Colaboradores. Exemplo disso, é o serviço de envio de ofícios digitais, implementado pela instituição em meados de 2019.

Os documentos passaram a ser assinados eletronicamente e enviados através de sistema próprio para os órgãos conveniados. Desde então, 5.000 ofícios já foram encaminhados para 223 órgãos sediados em 31 cidades do Estado.  

Este recurso trouxe uma série de vantagens tanto para o MP quando para os conveniados. Os Oficiais do Ministério Público deixam de entregar ofícios fisicamente e passam a se dedicar a outras atividades institucionais. Os conveniados não precisam imprimir respostas e deslocar seus servidores até o MP para entregá-las. Tudo é feito digitalmente com celeridade, segurança e eficiência.

Vinte e cinco por cento de todos os documentos enviados até agora foram para municípios fora das comarcas, isto implica em uma economia substancial em diárias, combustíveis e manutenção dos veículos. Há que se considerar ainda os aspectos ambientais dessa ação. Entre ofícios e anexos, mais de 25 mil páginas deixaram de ser impressas no período. Considerando a entrega digital de todos os ofícios, estima-se uma economia de aproximadamente R$ 100 mil. 

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Fonte: MP/RO