Rolim de Moura,

Grupo de 6 municípios forma consórcio para compra de 115 mil doses da AstraZeneca

Publicado 23/03/2021
A A

Os municípios de Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Urupá, Rolim de Moura, Cujubim e Nova Mamoré encaminharam documentos à empresa representante do laboratório Oxford/AstraZeneca, domiciliada em Recife, e apresentaram proposta para compra de 115 mil doses da vacina contra a Covid-19. Os contratos, no entanto, não foram assinados, segundo informações da Associação Rondoniense de Municípios (AROM).

Outros seis municípios (Cabixi, Corumbiara, Espigão do Oeste, Primavera, São Felipe e Costa Marques) estão reunindo a documentação exigida pela indústria farmacêutica. Por outro lado, as prefeituras de Porto Velho e Ariquemes estão com os contratos assinados e os recursos disponíveis em conta, aberta e depositados os valores com essa única finalidade, para efetuar o pagamento logo que os imunizantes aterrissarem em solo rondoniense.

Porto Velho adquiriu 400 mil doses e Ariquemes outras 110 mil. O custo do imunizante da Oxford/AstraZeneca é de US$ 7,90.

Imunização

As 115 mil doses negociadas pelos 6 municípios poderão imunizar 35% da população com aplicação das duas doses. Rolim de Moura e Nova Mamoré tem o maior número de habitantes do grupo com mais de 30 mil moradores. Já Urupá, por exemplo, tem o menor índice chegando a 11.272 habitantes.

Impasse

O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, questionou os valores cobrados pela representante do laboratório AstraZeneca no Brasil. Ele disse que entrou em contato com outra empresa e que o valor caiu para menos de 4 dólares. Em razão da discórdia de tarifas, os demais prefeitos integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) não aderiram a proposta fechada originalmente com Porto Velho e Ariquemes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: RondoniAgora