Rolim de Moura,

MP estrutura Seção de Apoio ao Cartório Judiciário para implantação do PJe na área criminal

Por MP/RO
Publicado 09/04/2021
A A

O Ministério Público de Rondônia deu início a um projeto de estruturação da Seção de Apoio ao Cartório Judiciário (SEACAJ). A unidade recebeu investimentos tecnológicos, novo espaço físico e servidores para cumprir com a importante missão que lhe foi atribuída no trabalho de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), na área criminal.

A reorganização permitirá que o setor preste suporte na digitalização de inquéritos policiais, como parte dos trabalhos de implementação do sistema eletrônico de processos, na esfera criminal. 
 
A SEACAJ  passará a funcionar em uma sala no segundo andar do edifício-sede da Instituição, que foi preparada com computadores, scanners e toda estrutura tecnológica para a realização dos serviços. As atividades serão desenvolvidas pela equipe da Seção e também contarão com o apoio de outros setores.
 
Conforme fluxograma inicialmente estabelecido pelo MP, o Cartório Judiciário será a unidade responsável por operacionalizar a digitalização de inquéritos policiais relatados ou que tenham indiciados presos. Caberá à SEACAJ promover o movimento, organização e  verificação de prioridades, dentre outras questões procedimentais. Já a Seção de Biblioteca e Documentação (SEBID) auxiliará os trabalhos com recursos humanos e apoio técnico.
 
O volume de trabalho a ser realizado pelas equipes pode ser aferido pela quantidade de inquéritos em tramitação. Só em Porto Velho esse número chega a 7.201, de acordo com informações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). 

Capacitação – Visando garantir  um melhor desempenho nos trabalhos, a SEACAJ e Sebid planejam realizar, conjuntamente, capacitação de servidores para a execução das atividades. Outras medidas que vêm sendo discutidas referem-se ao aprimoramento de fluxograma de serviços, edição e alteração de normas e manuais.

Longe de ser uma ação isolada dentro da Instituição, a reestruturação da SEACAJ é considerada um embrião da Central de Processamento Eletrônico, no âmbito do MP de Rondônia, sendo parte do Projeto Gabinete Virtual, que visa, a curto prazo, tornar eletrônica toda a atividade finalística da Instituição.

PJe - O Processo Judicial Eletrônico  é um sistema de tramitação processual eletrônico, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, cuja função maior é a prestação de serviço judiciário. O PJe permite a prática de atos processuais por advogados, servidores, Membros do MP e magistrados, diretamente, em uma plataforma digital. A implantação do sistema busca promover maior celeridade no acesso à Justiça.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO