Rolim de Moura,

Cerca de 3 mil pacientes são recuperados da covid-19 por meio do atendimento médico domiciliar

Publicado 09/04/2021
Atualizado 10/04/2021
A A

A desospitalização hospitalar vem crescendo no Brasil e no Mundo. A modalidade nada mais é do que o tratamento de pacientes realizado em casa, com o acompanhamento de equipes de profissionais e a aproximação familiar, que resultam na rápida recuperação do paciente. Em Rondônia quem faz esse atendimento é o Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd). Ele atende tantos os profissionais de saúde e segurança acometidos pela covid-19, quanto a população em geral com idade a partir dos 13 anos, através do encaminhamento realizado pelos Hospitais de Campanha e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Há uma semana Marcos Vinicius de 37 anos venceu a covid-19, e é um dos pacientes que foram atendidos em casa pela equipe do Samd. Em entrevista ele relatou o drama enfrentado após ter 25% dos pulmões comprometidos e uma pneumonia causada pelo vírus que quase lhe tirou a vida.

“Eu devo a minha vida a Deus e a toda a equipe do Samd. Graças ao tratamento que recebi em casa não precisei ocupar um leito de UTI e pude me recuperar ao lado da minha família”, destacou Marcos.

De acordo com o coordenador do Samd, Antônio Marcos mais de 2.560 atendimentos já foram realizados desde o início da pandemia, entre profissionais de saúde, segurança e população em geral. A média de tratamento para pacientes covid-19 varia de 14 à 21 dias. Em pacientes acometidos com outras doenças, o tratamento pode chegar à 41 dias, já em pacientes com câncer o tratamento é vitalício ou até a recuperação do mesmo.

“No caso de pacientes com covid, eles só são desospitalizados após consulta e avaliação médica do quadro de saúde. E com a eficácia do tratamento estamos tendo ótimos resultados durante e após a recuperação dos pacientes”, frisou o coordenador.

Além da preocupação com a saúde física, os profissionais também cuidam do lado emocional do paciente e da família. “Os profissionais sempre foram atenciosos. Os exames, consultas e fisioterapia para voltar a rotina normal foram feitos em casa. E o mais importante é que eles também cuidaram da minha saúde mental, com atendimento psicológico. A covid levou minha mãe e a dor da perda atrapalharia no tratamento, tanto o meu quanto o dos meus familiares”, recordou Marcos.

PROFISSIONAIS RETORNAM COM SAÚDE

O secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo, destacou durante reunião realizada nesta sexta-feira(9) com representantes do Samd, que o rápido tratamento ofertado principalmente aos profissionais de saúde e segurança estão entre as estratégias do governo para enfrentar a pandemia.

“Quanto melhor e mais rápido for o tratamento dos profissionais que atuam no combate à covid-19, mais vidas serão salvas. A falta de médicos ainda é realidade no mundo todo, por isso cuidamos para que esses guerreiros retornem ao combate recuperados e com saúde”, avaliou o secretário.

Com o auxílio da tecnologia, a Sesau implantou ainda o Prontuário Eletrônico que possibilita resultados rápidos e seguros.  A avaliação e o diagnóstico do quadro de saúde dos pacientes agora é feito de forma virtual com o acompanhamento por meio de gráficos que facilitam o trabalho dos profissionais do Samd. O resultado obtido é a diminuição de pacientes na fila de espera, diminuição do número de mortes e a rápida recuperação dos pacientes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram