Rolim de Moura,

Estado de Rondônia recebe autorização do Ministério da Saúde para mais 22 leitos de UTI

Publicado 16/04/2021
A A
Foto: Rolim Notícias

Nessa quarta-feira, 14 de abril, o Ministério da Saúde autorizou mais 22 leitos de UTI adultos para o Estado de Rondônia, e que será usados  para atendimento exclusivo à pacientes graves com Covid-19. Essa autorização é em caráter excepcional e temporário,  visa reforçar a estrutura hospitalar, e faz parte do apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos Estados e Municípios.

  Os Estados têm autonomia para abrir e disponibilizar quantos leitos forem  necessários com seus próprios recursos, mas apesar disso, o Ministério da Saúde, devido o cenário emergencial, está enviando recursos financeiros e auxílio técnico para melhorar o enfrentamento da doença.

  Quem garante a estrutura necessária para o funcionamento das UTIs é a Secretaria Estadual de Saúde, que solicita a autorização junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para o custeio desses leitos. Os aspectos que são observados nessa solicitação é a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura necessária para a manutenção e funcionamento das unidades intensivas e o corpo clínico para atuação na UTI.

  Em Rondônia, esses recursos repassados ao Governo do Estado, serão utilizados para a manutenção de 22 leitos no Hospital do Amor da Amazônia, em Porto Velho, nleitos esses já disponibilizados no local. O Estado de Rondônia já possui hoje, 340 leitos adultos para tratamento de pacientes com Covid-19, desses 235 são em unidades de saúde de Porto Velho.

  Desses leitos, 53 estão no SAMAR,; 50 leitos no Hospital de Campanha da Zona Leste; 49 na Assistência Médica Intensiva; 31 no Hospital de Campanha; 22 no Hospital do Amor; 18 no Cemetron e12 no Hospital de Base. E segundo as últimas atualizações feitas no Estado, todas as vagas estavam ocupadas na capital.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram