Rolim de Moura,

Em um ano, mais de 180 mil pessoas utilizaram o sistema “Melhor Hora” para evitar aglomerações

Publicado 14/05/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), criou em maio de 2020 o aplicativo Melhor Hora. Em um ano, a página desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic), que integra a estrutura da Sefin, teve 181.861 acessos, sendo metade de Porto Velho.

De acordo com o gerente da Getic, Fabiano de Sousa Gutierrez,  o “Melhor Hora” é uma aplicação híbrida entre web e mobile, que permite a implementação de funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos, “é o que chamamos de Pwa, ou Progressive WEb App, que se ajusta perfeitamente ao celular, tanto no iOS como no Android”, destacou.

O acesso é muito simples, basta abrir o site https://melhorhora.sefin.ro.gov.br/ no celular, clicar nas opções e escolher adicionar página à tela inicial. Assim, cria-se um ícone no celular, equivalente a um aplicativo, que direciona o usuário diretamente à tela de consulta do Melhor Hora.

“Com acesso livre desde o dia 25 de maio do ano passado o Melhor Hora vem sendo bastante utilizado por pessoas que precisam ir ao supermercado ou farmácia e com isso cumpre a missão de orientar a população, para que evite ir a esses estabelecimentos nos horários indicados de maior movimento”, ressaltou o gerente.  Ao acessar o “Melhor Hora”, os consumidores devem se orientar pelas cores que a plataforma apresenta sobre o grau de ocupação de cada estabelecimento, partindo da cor azul (menor movimento), o melhor horário, até a cor vermelha, descrita como horário de pico, de maior movimento, que precisa ser evitado. O sistema mapeia o movimento em supermercados e farmácias, tendo como base a quantidade de notas fiscais de consumidor eletrônicas emitidas entre 6h e 22h.

Dados levantados pela Getic demonstram que 50,69% dos usuários que acessaram o “Melhor Hora” são de Porto Velho, e curiosamente 11,89% dos acessos foram feitos de Brasília, no Distrito federal e 6,13% da cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. A segunda cidade rondoniense que mais acessou foi Jí-Paraná com 4,88%, seguido de Cacoal com 3,30% e Vilhena com 2,42% do total de acessos. Isso demonstra que o aplicativo virou referência até para outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que adotaram até o mesmo nome em suas plataformas.

QUANDO E ONDE CONSULTAR?

A consulta é imediata diretamente na internet através da página da Sefin.

PASSO A PASSO

  • Selecione a cidade onde você está;
  • Escolha entre consultar o fluxo de pessoas em farmácias ou em supermercados nos últimos sete dias, atualizado a cada 10 minutos;
  • O resultado é apresentado em um gráfico de calor, em que a cor verde representa os menores índices de frequência, e a vermelha, os maiores. Também é possível conferir as estatísticas históricas e conhecer o cálculo utilizado para a estimativa.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram