Rolim de Moura,

“Acolhimento e mediação de conflitos” é tema de palestra para servidores de Rondônia
Servidores estaduais de diferentes secretarias participaram do encontro que ocorreu de forma on-line

Publicado 15/05/2021
A A

Com o objetivo de garantir boas relações cotidianas voltadas ao serviço público, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), com a Comissão de Promoção de Bem-Estar e de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, realizou uma palestra para servidores estaduais nesta sexta-feira (14), abordando o tema: “Acolhimento e mediação de conflitos”. O encontro, que ocorreu de forma on-line, fez também uma breve alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio.

No início do encontro, o presidente da Comissão, Nadicleiton Soares, destacou a importância de unir várias secretarias e departamentos vinculados ao Executivo Estadual, a fim de discutir um tema que está presente na rotina dos próprios servidores, inclusive trazendo informações mais especializadas quanto à relação em ambiente de trabalho para melhorar o andamento do serviço público em prol da sociedade rondoniense.

A palestra contou com a participação da assistente social, Elizabeth Lucas de Amorim, que logo na abertura, apontou os desafios da profissão em meio à realidade da pandemia do coronavírus, na qual vem impactando a saúde tanto física quanto mental de diversas pessoas. As funções de profissionais do Serviço Social também foram apresentadas diante de situações que ocorrem no dia a dia (a exemplo do âmbito familiar e do ambiente de trabalho), considerando os aspectos econômico e social que compõem seu campo de atuação.

“Devemos saber lidar com as diversas situações ou eventuais problemas que encontramos no cotidiano, observando o contexto do caso que o cerca. Vale lembrar, que este é um dos principais papéis que o assistente social assume quando está a serviço. O fundamental é entender que durante nossas relações que geram conflitos, precisamos buscar um procedimento consciente para  resolver o tipo de problema que nos é exposto”, explica.

Elizabeth, ainda compartilhou suas experiências profissionais com os participantes a respeito da mudança repentina na rotina de homens e mulheres durante o período de isolamento social, a exemplo da inserção do trabalho em home office. Por ser uma medida restritiva para evitar a contaminação do vírus, para alguns trabalhadores o formato de serviço tem refletido muito na falta de qualidade de vida em geral, resultando em baixo rendimento da produção do trabalho.

Outro ponto acrescentado pela assistente social, é que a pandemia tem afetado mentalmente as pessoas que fazem o possível para conviver em um ritmo de vida, hoje, considerado totalmente diferente. “Antes, ouvíamos falar de casos aleatórios de morte por covid-19 de um conhecido. Agora, existem situações em que perdemos membros da nossa família. Todo esse cenário é muito triste e, independente de onde você trabalha, o transtorno emocional acontece e interfere constantemente na qualidade do seu serviço. No entanto, devemos sempre procurar apoio com um especialista para solucionar este problema frequente”, destaca.

Para os próximos encontros, a Comissão de Promoção de Bem-Estar e de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho da Sepog, vem preparando novas temáticas a serem discutidas exclusivamente com os servidores estaduais. Durante o período pandêmico, na qual é preservado o distanciamento social, as palestras ocorrem de maneira on-line.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram