Rolim de Moura,

Embrapa Rondônia abre inscrições para avaliação de clones de café
Clones registrados no Ministério da Agricultura são certificados quanto a suas qualidades agronômicas e produtivas.

Publicado 18/05/2021
A A

Rondônia cria uma enorme janela de oportunidade para cafeicultores e viveiristas de café que queiram registrar clones da cultura e obter o certificado de propriedade intelectual de suas descobertas ou criações no desenvolvimento de plantas de café.

Produtores de café e viveiristas de Rondônia podem se inscrever no projeto Rede Estadual para Avaliação de Clones de Café, para obter certificação e registro de clones de café da Espécie Canephora, variedades Robusta e conillon, no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). As inscrições ficarão abertas ate o dia 4 de junho de 2021.

O projeto faz parte das diretrizes do Estado para revitalização das lavouras cafeeiras de Rondônia, e conta com a participação da Pesquisa através da Embrapa e com ações de desenvolvimento patrocinadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater-RO), e participação de outras instituições do setor primário.

A meta do projeto é avaliar 64 clones de café já utilizados pelos produtores de Rondônia, considerados os melhores matérias genéticos disponíveis nas regiões produtoras de café no Estado. Todo o potencial genético dos clones será avaliado por quatro safras e ao final do processo será elaborada uma ficha técnica para cada clone, com as informações agronômicas e qualitativas do potencial genético. Essas informações serão disponibilizadas para o produtor que selecionou e desenvolveu o clone, que poderá registrar e obter a certificação de propriedade daquele material genético.

Nessa primeira etapa estão sendo levantados os clones disponíveis, que foram selecionados pelos agricultores, e suas lavouras, através da observação do desempenho produtivo, e qualidades desejáveis das plantas, para participarem do estudo científico. No caso das inscrições superarem o numero de 64 clones, haverá uma seleção baseada em critérios de: Produtividade, resultados coletados do clone nos últimos anos; Área plantada, área total e numero de lavouras plantadas com o clone no estado; Qualidade, classificação do clone no Concafé; Novidade, característica do clone que o destaca quando comparado com outros do mercado.

Também serão inscritas propriedades que aturarão como parceiras do projeto, estas receberão unidades experimentais conduzidas pelo produtor parceiro e pela Embrapa Rondônia, e acompanhamento da Emater-RO. As propriedades parceiras receberão as unidades experimentais, e ficam impedidas de terem clones inscritos na avaliação, em compensação terão acompanhamento técnico constante, e receberão insumos para a condução da parcela, com o clone em avaliação. A produção dos clones avaliados será medida e retirada às amostras necessárias à pesquisa, todo o restante da produção fica com o produtor parceiro proprietário da área.

As inscrições de clones podem ser feitas pelo endereço : forms.gle/vuyx8TnMvZEcK9v1A
e para as propriedades está disponível em forms.gle/hYv4wVYaiNfVHUxB8 e o prazo é até o dia 4 de junho de 2021.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: EMATER-RO