Rolim de Moura,

MPF recomenda retirada do nome Gentil Valério de estádio em Ariquemes, e vereador sugere Arena Tambaqui
Seja como Gentil Valério ou Arena Tambaqui, o estádio vai receber uma das partidas da decisão do Rondoniense 2021

Publicado 20/05/2021
Atualizado 20/05/2021
A A

Na semana passada, o Ministério Público Federal de Rondônia (MPF) enviou aos municípios de Machadinho D’Oeste e Ariquemes, recomendação para que retirem o nome de pessoas vivas dos bens e prédios públicos.

De acordo com o MPF, nomear edificações públicas com nome de pessoas vivas fere "os princípios da moralidade e da impessoalidade na gestão da coisa pública".  Os municípios têm 60 dias para realizarem a troca dos nomes. Caso descumpram esse prazo, as cidades podem ser penalizadas com a suspensão de transferência financeira voluntária da União.

Em Machadinho D’Oeste, o MPF recomendou a substituição dos nomes de uma escola e da biblioteca municipal.

Já em Ariquemes, são cinco escolas, o Centro Administrativo, e o Estádio Gentil Valério de Lima. Para este último, um vereador ariquemense apresentou à Câmara Municipal de Ariquemes, nesta quinta-feira, 20, uma proposta para rebatizar o estádio.  

De acordo com a imprensa de Ariquemes, o vereador Loureci Vieira de Araujo (PSDB), mais conhecido como "Loro da Sucam", apresentou o Projeto de Lei de Nº 3.124/2021 propondo que o Estádio Gentil Valério de Lima passe a se chamar Arena Tambaqui.

Porque Arena Tambaqui

A justificativa da escolha do novo nome, dá-se pelo fato do município ser um dos maiores produtores do pescado no país. No ano passado, segundo Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE, Rondônia figura como o principal produtor de tambaqui do Brasil, respondendo por 39,7% da produção nacional, um total de 40 mil toneladas de tambaqui. A mesma pesquisa mostrou que o município de Ariquemes foi o maior produtor do peixe no estado, com 9,3 mil toneladas. Quase 25% de toda a produção do estado.

Quem é o homem que hoje dá nome ao estádio

Gentil Valério de Lima foi o primeiro prefeito eleito de Ariquemes e comandou a cidade de fevereiro de 1983 a maio de 1988. Hoje, segundo informações, reside com a família em Cuiabá-MT.

Palco da decisão            

Seja como Gentil Valério ou Arena Tambaqui, o estádio vai receber uma das partidas da decisão do Campeonato Rondoniense 2021. Isso porque o Real Ariquemes venceu na última quarta-feira o Guaporé e assegurou vaga na decisão do Estadual. O Furacão do Jamari segue na busca pelo tricampeonato.  

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram