Rolim de Moura,

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva
Da Carta de Turismo na Amazônia surge as Rotas Amazônicas Integradas (RAIs) com o objetivo de promover, a princípio, o turismo de pesca esportiva na Amazônia

Publicado 21/05/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de Pesca Esportiva realizado em Boa Vista, Roraima, na quarta-feira (19). Com isso, Rondônia passa a integrar as Rotas Amazônicas Integradas (RAIs), que visa desenvolver o turismo de forma integrada em todos os sete estados que integram a Amazônia.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, “a assinatura dessa carta é uma união de esforços em prol da construção de uma rota integrada de pesca esportiva. Isso é importante, porque o turismo foi uma das atividades mais afetadas durante a pandemia. A RAI surgiu como produto pensado por todos os secretários de Turismo dos estados da região Norte e agora vamos implementar ações nesse sentido”, ressaltou o superintendente.

“No primeiro ano de assinatura desta carta será trabalhado o segmento da pesca esportiva, cabendo aos gestores da área de turismo a escolha dos próximos produtos turísticos a serem trabalhados, de acordo com a motivação proposta pelo grupo de trabalho. O ramo movimentou cerca de R$ 1 bilhão e tem crescido cerca de 30% nos últimos anos, conforme o levantamento do Ministério do Turismo”, salienta o superintendente destacando ainda o potencial da Amazônia para o turismo.

O coordenador de ações Turísticas da Setur, Willian Souza do Carmo também participou do encontro em Roraima e explica que “a iniciativa consiste em potencializar, de forma conjunta, grandes rotas turísticas amazônicas em feiras nacionais e internacionais voltadas a segmentos diversos, permitindo uma promoção de forma cooperada, na medida em que todos os estados promovem a Amazônia, com seus produtos e serviços comuns a cada Estado, estimulando a visitação turística em toda região Norte”.

TURISMO INTEGRADO

O primeiro passo, de acordo com a carta que foi assinada, é reconhecer e promover os produtos turísticos segmentados, de forma integrada, entre os estados da região Norte, fortalecendo o turismo em toda a Amazônia, com prioridade para os segmentos do ecoturismo, turismo de aventura, turismo de pesca esportiva, etnoturismo, turismo rural e turismo de experiência, através das rotas amazônicas integradas, conhecidas pela sigla “RAI”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram