Rolim de Moura,

Prazo para declaração de rebanho é prorrogado até o dia 18 de junho

Por idaron
Publicado 02/06/2021
A A

De acordo com a portaria nº 372, publicada nesta última segunda-feira (28), a declaração de rebanhos ao serviço veterinário oficial, referente a primeira etapa do ano de 2021, está prorrogada. O prazo final agora para fazer a declaração de rebanhos junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), vai até o dia 18 de junho.

A recomendação é para que o produtor não deixe para última hora e vale salientar que a campanha é voltada aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), equídeos e aves. “A declaração é fundamental. Através dela, a Idaron cria bases concretas para desenvolver ações estratégicas direcionadas ao efetivo controle sanitário e monitoramento dos rebanhos, garantindo assim medidas de prevenção a focos de doenças e a saúde, tanto dos animais quanto do consumidor”, informa o presidente da Idaron, o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres.

A declaração pode ser feita pela internet, no site da Idaron (www.idaron.ro.gov.br), por telefone e também pode ser enviada por e-mail ou WhatsApp (da unidade de cadasto da propriedade do declarante). Pela internet, quem já cadastrou senha para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) pode usar a mesma senha para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha. 

“A medida ainda busca minimizar os riscos de exposição do servidor e do pecuarista ao coronavírus. Então, para que não haja correria nem aglomeração de pessoas nas unidades, o governo entendeu por bem estender o prazo para que todos os criadores de animais possam ter tempo de fazer a declaração remotamente, por telefone ou pela internet”, destacou Júlio Cesar.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: idaron