Rolim de Moura,

Parlamento Amazônico tem reunião remota nesta segunda-feira
Parlamentares de países da região amazônica durante reunião remota no ano passado

Publicado 05/06/2021
A A

O Parlamento Amazônico (Parlamaz) tem reunião remota marcada para esta segunda-feira (7), às 16h. Na pauta, estão temas como a definição de uma agenda de reuniões e de um plano de trabalho, além da eleição das novas vice-presidências.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é o atual presidente do Parlamaz. Ele foi eleito por unanimidade no final do ano passado. De acordo com o senador, diante da necessidade de um maior debate a respeito de temas relevantes para o acompanhamento desse parlamento, foram convidados representantes de organismos internacionais para a reunião de segunda-feira.

— O desenvolvimento sustentável e a preservação da região amazônica dependem de políticas integradas. Essa reunião avançará na delimitação de temas que são convergentes, permitindo o acompanhamento das políticas nacionais de maneira assertiva e com qualidade pelo nosso Parlamaz — afirmou Nelsinho.

O Parlamaz é um organismo regional permanente e unicameral, que foi legitimado em abril de 1989 por declaração conjunta dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O objetivo desse parlamento é buscar respostas dos países às questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação da região amazônica.

Grupo parlamentar
A partir de um Projeto de Resolução do Senado (o PRS 12/2020) aprovado no final de março, foi criado o Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a ser composto por deputados federais e senadores brasileiros. Nelsinho Trad foi o autor da proposta, que teve como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Além da defesa dos interesses da Amazônia, o grupo tem como um de seus objetivos trabalhar pela oficialização do Parlamaz, podendo estabelecer em nome do Congresso Nacional a intermediação com os demais parlamentos dos países integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram