Rolim de Moura,

Reforma administrativa pode abrir espaço para investimentos, afirma Confúcio

Publicado 09/06/2021
Atualizado 09/06/2021
A A

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que não há dúvidas de que a reforma administrativa é necessária para tornar o Orçamento da União mais equilibrado e com mais espaço para os investimentos de que o Brasil precisa.

Segundo ele, de uma arrecadação anual em torno de R$ 1,5 trilhão, apenas R$ 100 bilhões sobram para investimentos em estradas e escolas, por exemplo. O restante é usado para o pagamento dos juros da dívida pública, de aposentadorias e pensões e de salários de servidores da ativa. Parte desse dinheiro também é transferida para estados e municípios por força da Constituição.

Nesse sentido, a reforma administrativa poderia reduzir as despesas previstas no Orçamento da União referentes aos servidores públicos federais da ativa, disse Confúcio.

Segundo o senador, no entanto, algumas categorias, integradas por pessoas influentes e com força política e apoio de sindicatos, não abrem mão de seus direitos, o que dificulta a implementação das mudanças que podem ajudar a reduzir os gastos com pessoal, ponderou.

— Ninguém quer tirar é nada. E como fazer reformas para sobrar dinheiro para investimento para o povo, para [reduzir] a desigualdade para o povo pobre? De duas maneiras: ou você faz uma força parlamentar forte e faz o que deve ser feito, cortando de todo mundo, sem privilégios, ou você vai fazendo cortes progressivos ao longo do tempo. Mas tem de ser feita essa reforma administrativa e outras reformas também, como a tributária e a do pacto federativo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria