Rolim de Moura,

Gerentes do Procon recebem treinamento para manuseio e operação do sistema “ProConsumidor”
A capacitação acontece desde segunda-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (18) nos turnos da manhã e tarde

Publicado 17/06/2021
A A

O Governo de Rondônia tem promovido o treinamento de gerentes do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para o manuseio e operação do novo sistema “ProConsumidor”. A ação ocorre desde segunda-feira (14) e segue até sexta-feira (18) nos turnos da manhã e tarde, em Porto Velho. A capacitação é uma parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), e mantida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Rondônia é um dos primeiros estados brasileiros a receber a plataforma on-line, que tem o objetivo de modernizar e proporcionar novos instrumentos para cadastro dos trabalhos administrativos e reclamações dos consumidores.

O novo programa é integrado à plataforma on-line consumidor.gov.br, propicia atendimentos mais céleres e encaminhamentos mais efetivos, evitando retrabalho e chegando às soluções desejadas com maior rapidez. A ferramenta vai substituir o antigo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados, atualizados semanalmente dos Procons existentes em todo o País.

O avanço tecnológico garante mais estabilidade e maior processamento das informações, que de forma célere irá beneficiar os consumidores de Rondônia. “O Estado está entre os primeiros do Brasil a receber esta plataforma. A ideia é ir implantando aos poucos em todos os estados, mas já estamos recebendo na primeira etapa, sob planejamento do Governo Federal. É um sistema unificado e de abrangência nacional”, diz o coordenador do Procon, Ighor Jean Rego.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram