Rolim de Moura,

Governo de Rondônia sanciona lei que institui a campanha “Dezembro Verde”; ação visa combater abandono de animais
Abandonar animais é crime. As denúncias podem ser realizadas nas delegacias de Polícia Civil

Publicado 22/06/2021
Atualizado 22/06/2021
A A

Com o objetivo de fortalecer ações educativas e de conscientização quanto ao abandono de animais, o Governo de Rondônia sancionou a Lei n° 4.994, que institui a “Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais no Estado de Rondônia”. A instituição visa estimular a guarda responsável dos animais de estimação e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas a combater o abandono de animais, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.

Por meio de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, escolas estaduais, municipais e organizações que atuam na área, o Poder Executivo Estadual quer contribuir para a melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais.  A Lei, de autoria do Deputado Eyder Brasil, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo de Rondônia, sendo promulgada em 20 de maio de 2021.

No estado, cabe à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DERCCMA) apurar todas as ocorrências de abandono e maus tratos contra os animais. Para isso, dentro da Delegacia, há o Núcleo de Proteção aos Animais. Para a delegada titular, Janaína Xander Wessel, o Dezembro Verde surge para fortalecer as ações nesse sentido e a escolha do mês não é aleatória.

“Este é o mês em que as pessoas viajam e muitas delas, ou abandonam seus animais na rua ou os deixam em casa, sem que vá alguém para dar os devidos cuidados. Isso é considerado maus tratos hoje, no artigo nº 32, parágrafo 1ºA, da Lei de Crimes Ambientais, puníveis com 2 a 5 anos de reclusão”, garante a delegada.

Sobre a orientação às pessoas que testemunham esse tipo de crime, a delegada ressalta a importância da denúncia. “Considerando que o crime de abandono é um crime de difícil apuração, o ideal é a pessoa tentar filmar o momento do abandono e anotar o número da placa do veículo ou a identificação da pessoa que praticou este crime contra um animal”, ressalta a Janaína.

A delegada enfatiza ainda que as denúncias podem ser feitas de forma anônima nas delegacias de Polícia Civil e também pela Delegacia Virtual.

PROTEÇÃO 

Em Cacoal, com o apoio da comunidade, a Associação Protetora de Animais “Vira-Lata, Vira Amor” tem se destacado na realização de campanhas de conscientização e de ações voltadas à saúde e ao bem estar dos animais abandonados.

Em pouco mais de três anos de atuação, a Associação já conseguiu ajudar mais de mil animais, resgatando-os das ruas, oferecendo atendimento veterinário e encontrando novos lares, por meio da adoção e frequentemente realiza campanhas de castração para evitar que os animais de rua se reproduzam. Essas ações também atendem animais que tem abrigo, mas cujos donos não podem custear o procedimento.

“Essa iniciativa do Dezembro Verde é válida e necessária. É preciso falar sobre.Quanto mais se fala, mais o conhecimento se espalha. Com certeza a conscientização faz toda a diferença, principalmente se começarmos junto às crianças, que são o futuro da nossa nação”, defende a vice-presidente da Associação Protetora de Animais de Cacoal, Angélica Vieira Antunes.

“É de extrema importância palestrar nas escolas. É preciso conscientizar de que tudo isso é crime e merece punição. Rondônia avança no combate ao abandono e aos maus tratos dos animais”, conclui Angélica.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram