Rolim de Moura,

Auditores do Acre conhecem programas fiscais da Secretaria de Finanças de Rondônia
O Fisconforme é um sistema que ajuda na conformidade das empresas

Publicado 04/08/2021
Atualizado 04/08/2021
A A

A implantação o Programa de Estímulo à Autorregularização Fiscal (Fisconforme), promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), vem gerando resultados positivos na arrecadação do Estado. O sucesso do programa despertou o interesse sobre o desenvolvimento e funcionamento do sistema entre os auditores fiscais de Rio Branco (AC).

Na última semana, os auditores do estado vizinho estiveram em Rondônia para conhecer o programa de incentivo à regularização do pagamento de empresas e resolveram implantar a mesma iniciativa no estado do Acre. Além do Fisconforme os auditores conheceram o Sistema Fronteira.

Segundo o Auditor Fiscal da Sefin, Adailton Silva Lima, o Fisconforme é um sistema que ajuda na conformidade das empresas. O programa verifica os documentos com o intuito de promover a autorregularização dos contribuintes. “Através do programa, o estado de Rondônia acaba auxiliando na regularização das empresas. É uma forma do estado contribuir para a conformidade das empresas evitando as multas. É um sistema que notifica e melhora a conformidade”, destacou Adailton.

O Fisconforme foi implantado em 2019. Até o momento, já foram realizadas 550.710 mil notificações. O auditor explica que cada notificação é uma inconsistência da escrita fiscal do contribuinte. Entre as incoerências os servidores conseguiram corrigir através do programa 421.290 notificações.

Segundo Adailton, o Fisconforme verifica diversas situações, como envio de documento, nota fiscal eletrônica. “São cerca de 40 situações que o programa analisa se o contribuinte está com conformidade. Na maioria das vezes, é por falta de uma inconsistência que o contribuinte não consegue realizar o pagamento”, disse o auditor.

“O sucesso do programa acontece pela espontaneidade do contribuinte. Através do Fisconforme notificamos, em média, 18 mil empresas por mês. O programa tem funcionado e é por isso que nossos vizinhos do Acre querem implantá-lo no estado deles também”, disse.

SISTEMA FRONTEIRA

Já o programa Sistema Fronteira, também requisitado pelos auditores do Acre, permite o controle de notas fiscais de entrada e saída do Estado. O Sistema realiza o cálculo de ICMS e faz toda a parte de processamento automático das notas. “O interesse do Acre para esse sistema é devido a automação. Hoje ele processa as notas de entrada e saída com mais de 95% de forma automática. É uma deficiência que o Acre ainda tem de não processar as notas de forma automática por isso querem levar e incluir a iniciativa. Já que o modelo tem funcionado aqui em Rondônia eles se interessaram”, disse o desenvolvedor responsável pelo sistema, Rebson Yuko.

Rebson destaca que, antes do processo de automação do sistema, o caminhoneiro apresentava as notas no posto fiscal e ficava esperando em uma fila por mais de duas horas para poder ser atendido e ser liberado. “Depois da automatização, na hora da compra o sistema já é informado, após os trâmites o imposto será cobrado na entrada do Estado. A ideia do home office foi tirar os auditores do posto e deixar trabalhando de casa e com a ajuda do sistema aumentou o desempenho da fiscalização e arrecadação no estado”, finalizou Rebson.

Os dois programas Fisconforme e Sistema Fronteira foram realizados pela Secretaria de Finanças através da implantação da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE) e desenvolvimento da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic). Nos últimos anos, os dois programas vêm ajudado a alcançar a justiça fiscal no estado de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram