Rolim de Moura,

Operação Prevenção inibe descumprimento de medidas para enfrentamento à covid-19
Fiscalizações inibe medidas que colocam Rondônia no risco de aumento de casos da covid-19

Publicado 08/08/2021
A A

Para inibir o descumprimento das medidas de enfrentamento à covid-19, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou, na madrugada de sábado (7), mais uma edição da Operação Prevenção, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO). O objetivo é garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelos decretos Estadual n° 26.163, e Municipal nº 17.364.

Conforme o Decreto Municipal, é permitido o funcionamento de estabelecimentos até 3h, desde que respeite 70%  da ocupação; bares e restaurantes podem funcionar com até seis pessoas por mesa, e com distanciamento entre as mesas, vedada interações dançantes. É proibida a venda de bebida alcoólica das 2h30 até 6h, e é vedado o funcionando de casas noturnas e boates.

Atentas para inibir medidas que possam refletir no aumento de casos de covid-19, as equipes de fiscalização se reuniram no auditório do Comando Geral do CBMRO e, em seguida, deslocaram-se para pontos estratégicos de Porto Velho.

Durante a operação, locais de aglomeração de público e também as denúncias de descumprimento das normas foram averiguados. Alguns bares apresentam mais dificuldade de cumprir distanciamento e limitação de pessoas. Mas com a presença da equipe de fiscalização, o público, a maioria jovens, foi disperso, e os estabelecimentos devidamente orientados e notificados.

Nesta 75ª etapa geral de fiscalizações, foram visitados 31 estabelecimentos, desses 16 estavam sem funcionamento, três foram orientados; dois notificados, um interditado e nove funcionavam de acordo com o decreto. A “Operação Prevenção” é a nona da iniciativa de enfrentamento à pandemia. Anteriormente, houve a Operação Fase 3, seguida da 3ª onda; Decreto, Consciência, Restrição; Alerta; Emergência e Urgência.

DENÚNCIAS

A população pode denunciar ações em desacordo com regras de combate a covid-19 por meio do 190 da Polícia Militar; do 193 do Corpo de Bombeiros Militar e do 197 da Polícia Civil.

A operação contou ainda com a parceria de equipes da Polícia Militar (PM), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz ) e Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram