Rolim de Moura,

Idaron e Senasag discutem estratégias para vacinação dos rebanhos contra raiva na faixa de fronteira

Por Idaron
Publicado 17/08/2021
A A

Reunião binacional com representantes da Agência Idaron, o Serviço Veterinário Oficial da Bolívia, Senasag, e autoridades analisaram ações de prevenção contra a raiva dos herbívoros tais como campanhas educativas para aumentar a conscientização dos pecuaristas das comunidades e imunização dos rebanhos na fronteira entre a Bolívia e o Brasil. 

A parceria ocorre desde que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag) da Bolívia, assinaram protocolos sanitários. Esse acordo possibilitou a cooperação regional entre os serviços veterinários e amparou as ações de combate à febre aftosa, até o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.

A reunião ocorreu no último dia 13 de agosto em Guajará-Mirim. Nesta nova aproximação o objetivo foi a troca de experiências sobre as estratégias adotadas contra a raiva para garantir a sanidade animal e a segurança sanitária na fronteira, com destaque para atividades educativas e vigilância epidemiológica.

Júlio César Rocha Peres, Presidente da Agência Idaron, informou que os trabalhos iniciarão já a partir do mês de agosto pelo município de Guajará-Mirim, seguindo para Nova Mamoré, Pimenteiras e de Costa Marques, com previsão de concluir toda ação até dezembro desde ano. Serão realizadas atividades de educação sanitária com orientação aos produtores sobre como prevenir doenças visando estabelecer o cronograma de vacinação da raiva dos herbívoros na zona de fronteira, assim como a quem procurar no caso de suspeita de qualquer enfermidade nos animais.

De acordo com o Presidente, Júlio César Rocha, foram definidas quatro etapas para realização dos trabalhos, com formação de equipes de servidores da Agência para atuar, juntamente com o Senasag e integrar os serviços veterinários oficiais de Rondônia e dos departamentos bolivianos. Ressaltou também a parceira privada com o Fefa que fez doação da vacina suficiente para atender toda faixa da fronteira.

Aproximadamente 2400 doses serão doadas para atender a zona de fronteira no Departamento do Beni, englobando as comunidades de Santa Teresa, 18 de Junio, São Francisco, Cachoeira Esperança e Vila Bela, e, para Departamento do Pando, nas comunidades de Gran Cruz, Arca de Israel, Nova Esperança, Alto Madeira, Puerto Consuelo I e Puerto Consuelo II.

“Estas parcerias constituem a combinação para atender as necessidades de forma ágil e proteger o patrimônio do pecuarista rondoniense”, explicou o presidente da Idaron. “O apoio da Agência vai desde designação de servidores e todo o aparato logístico com insumos, material técnico e veículos para desempenho das atividades, além das embarcações que operam na região que ficarão à disposição assim como a aeronave anfíbia que coopera na fiscalização aérea, drones, quadricículos, telefones satelitais, entre outros equipamentos que são utilizados para maior cobertura da vigilância de fronteira,” finaliza o presidente.

Acompanharam o Presidente da Idaron, o Diretor Executivo da Agência, Licério Magalhães, também representando o Conselho de Medicina Veterinária, os fiscais médicos veterinários Rodrigo de Melo Lima Othon e Raimundo Félix de Oliveira , e os chefes das Unidades locais da Idaron de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, José Milton Martins e Heriberto de Oliveira Alves como também estiveram presentes o representante do regional do governo do Estado, Sr. Flávio Desert e o Deputado Estadual, Dr. Neidson.

Representando o Pais boliviano participaram da reunião: o Médico Veterinário Erick Lozada Dorag e os técnicos Alejandro Cohelo e Ariel Molina do SENASAG-Beni-Bolivia, também a Médica Veterinária Maria del Cármen Límpias SENASG-Pando-Bolivia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Idaron