Rolim de Moura,

Rondônia autoriza vacinação contra covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos com o imunizante Pfizer

Publicado 19/08/2021
Atualizado 19/08/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), aprovou o início da vacinação contra covid-19 para adolescentes entre 12 a 17 anos, com o imunizante da farmacêutica Pfizer. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quinta-feira (19), em Porto Velho, e levou em consideração o avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o estado de Rondônia, bem como a necessidade urgente de ampliar a cobertura vacinal com a 2ª dose e também disponibilizá-la aos menores de 18 anos.

Os adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem vacinados. Na sequência, será disponibilizada aos demais da faixa etária. Na reunião, ficou mantido o intervalo de 45 dias entre a 1ª e 2ª doses para os adolescentes.

A decisão considerou ainda a aprovação da segurança e eficácia da vacina Pfizer pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos, assim como a rápida dispersão da variante Delta, contra a qual o imunizante tem se mostrado eficaz para bloquear sua expansão.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, esclarece que o governador Marcos Rocha, sempre em tratativas com o presidente Jair Bolsonaro, visou priorizar a imunização da população rondoniense. Com a aprovação da vacinação para adolescentes com comorbidades ou que tenham deficiência física permanente, além de autistas e  com síndrome de down, dentre outros estão incluídos no grupo prioritário.

“O pré-requisito para o adolescente é que traga um laudo médico comprobatório e, para a prefeitura que tenha atingido a idade de vacinação de 18 anos. Reforço que a variante Delta está às nossas portas e nossos cuidados devem ser redobrados, inclusive, com a vacinação, incentivando e proporcionando que cada vez mais as pessoas se vacinem, especialmente com a segunda dose, pois somente com as duas doses estaremos imunes a variante Delta”, reafirma Máximo destacando que alguns municípios já atingiram a faixa-etária de vacinação para a população a partir de 18 anos.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, frisa a importância da vacinação dessa faixa-etária. “A vacinação visa ampliar a população vacinável e criar um círculo de proteção contra as variantes externas que estão ameaçando adentrar nosso Estado, além de proteger os estudantes com a volta as aulas. Assim temos a segurança sanitária de que não teremos uma terceira onda da doença”, diz.

A Secretaria de Saúde recomenda que os municípios iniciem a vacinação dos adolescentes à medida em que terminem de vacinar, com pelo menos uma dose, toda a população acima de 18 anos. Acompanhe o calendário de vacinação do seu município para realizar sua vacinação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram