Rolim de Moura,

Projeto de Confúcio que permite ausência ao trabalho para ir a reunião escolar segue para a Câmara

Publicado 27/08/2021
A A

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou na terça-feira (24/08), o projeto de lei nº 5.582/2019, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que permite aos pais ou responsáveis por menores de se ausentarem do trabalho para comparecer a reunião escolar do filho. A matéria relatada pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) segue para a Câmara dos Deputados.

A proposição de Confúcio Moura altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para permitir que o trabalhador falte ao serviço, uma vez a cada seis meses, no período necessário para comparecer a reunião escolar do filho ou de menor sob sua responsabilidade legal.

O parlamentar justifica que o projeto de lei não onera muito a classe patronal, pois não permite ao empregado ausentar-se durante todo o dia em que houver a citada reunião.  Faculta apenas que o empregado falte ao serviço somente no período em que estiver acompanhando a criança ou adolescente, ou seja, durante poucas horas de um dia de trabalho.

De acordo com o senador, o art. 227 da Constituição Federal garante o princípio da proteção integral da criança e do adolescente e que é inegável o efeito positivo do acompanhamento dos filhos sobre a formação educacional dos menores de 18 anos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria