Rolim de Moura,

Prêmio Empreender 2021 reconhece programa de mulheres empresárias
Durante a premiação, CACB e Sebrae destacaram a importância do empreendedorismo feminino para a sociedade e para a economia

Publicado 01/09/2021
A A

As diretorias do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) reconheceram, nesta quarta-feira (1), Tânia Resende, presidente do Conselho Nacional da Empresária (CNME), de Brasília (DF), como a vencedora do Prêmio Empreender 2021. A iniciativa premia as boas práticas do programa Empreender Competitivo 2017-2021, que apoiou 92 projetos e que, nesse ano, teve o grande destaque do empreendedorismo feminino nas ações voltadas ao associativismo.

A grande premiada, inscrita no segmento Mulher empresária, foi escolhida com base no programa de fortalecimento de empresas e empoderamento de mulheres empresárias, desenvolvido pelo Conselho, a partir de voto popular e da avaliação de uma banca técnica formada por profissionais vinculados ao governo, à CACB, ao Sebrae e parceiros. Em sua fala, Tânia Resende dedicou o prêmio às empresárias dos estados participantes, sobretudo diante dos desafios advindos da pandemia: “Tudo o que eu e diversas outras mulheres alcançamos é resultado do trabalho do Sebrae. Somente através da educação vamos conseguir combater a violência e conquistar a tão sonhada equidade feminina”.

Durante o evento de premiação, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância de prestigiar e apoiar o empreendedorismo feminino, oferecendo oportunidades para as mulheres. “Tânia, trago o abraço mineiro e me associo às mulheres do Brasil ao te homenagear como grande mulher e agente social”. Melles agradeceu a parceria da CACB e completou: “Na pandemia o número de mulheres empreendedoras sofreu uma retração porque muitas empreendedoras tiveram de se voltar aos cuidados da casa e à educação dos filhos. Mas tenho convicção de que a retomada desse público será tão primorosa e assertiva quanto a capacidade feminina”.

Os traços da mulher empreendedora foram destacados por Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae. “A mulher tem um compromisso maior com a constituição e a continuidade da vida e isso se reflete diretamente nos negócios. Além de vencer, a mulher constrói famílias, comunidades, pequenos e grandes negócios”, celebrou. Quick citou ainda que o Sebrae encara o empreendedorismo como um trabalho de vida, sempre muito voltado à educação.

“O empreendedorismo é o caminho para encontrarmos o equilíbrio entre a família e o trabalho. A mulher precisa ter o destaque que ela merece e isso se alcança com a riqueza da complementaridade homem e mulher”, mencionou Ângela Gandra, secretária nacional da Família. Por sua vez, Cristiane Brito, secretária nacional da Política para as Mulheres, citou políticas públicas em favor do gênero e deixou um recado: “Quanto mais pudermos contribuir para que a mulher tenha sua autonomia econômica, mais resgataremos a família brasileira”.

Fernando Brites, presidente da Associação Comercial do DF, reforçou as falas anteriores e elogiou a premiada da manhã. Na sequência, Ivonice Campos, secretária de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania, defendeu: “Quando a gente sonha empreendendo, criamos uma nova família para realizarmos juntos. Colocamos a nossa inteligência e a sensibilidade feminina em prol do desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.

 Prêmio Empreender

O Prêmio Empreender 2021 reconheceu as melhores práticas promovidas no âmbito do Empreender Competitivo 2017-2021, programa criado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com apoio do Sebrae. Na edição deste ano, as finalistas nacionais foram: o Conselho Nacional da Empresária (CNME), de Brasília (DF), no segmento Mulher Empresária; a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), de Londrina (PR), no segmento Engenheiros e arquitetos; e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), de Brusque (SC), no segmento Confecções e Indústria.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram