Rolim de Moura,

Confúcio Moura faz balanço de audiência que possibilitou 700 bilhões a estados e municípios em 2020

Publicado 20/09/2021
Atualizado 20/09/2021
A A

A importância das audiências públicas na Comissão Temporária da Covid-19 ao longo de um ano e meio e o resultado delas foram lembrados pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente do colegiado, durante sessão plenária semipresencial de quinta-feira (16). O parlamentar destacou como histórica a reunião do dia 07 de julho de 2020, que discutiu créditos em todas as esferas, desde os trabalhadores informais até as micro, pequenas, empresas MEIs e empresas maiores.

De acordo com o parlamentar, foi uma audiência que envolveu algumas confederações na área das micro e pequenas empresas, mostrando a importância delas na economia nacional. E citou que elas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que há 9,4 milhões de microempresas individuais no país.

O senador afirmou que temos no Brasil 6,3 milhões de micro e pequenas empresas e a metade das microempresas, e que metade das microempresas, as MEIs, não possui conta bancária. “A pessoa tem a microempresa, tem o CNPJ, mas tira o empréstimo com o seu CPF. Isso é interessante, justamente porque são microempresas e os bancos realmente dificultam um pouco as garantias para elas”, disse.

Confúcio Moura falou ainda que o Brasil possui 860 cooperativas da de crédito, 12 milhões de associados, 1,7 milhões são microempresas, microempresários e 6 milhões de pontos de atendimento no país. O parlamentar observou que em 2020 houve um aumento de crédito nas cooperativas de 30%.

O senador disse também que as sociedades de garantias são interessantes e explica que é o sistema de mútua ajuda, onde eles administram a participação dos tomadores de empréstimos, que são pequenos, com os baixos juros, carências e prazos, de uma maneira eficiente, mas que ainda penam pela falta de um sistema regulatório, que o Banco Central não decide há 15 anos.

A referida audiência contou com a participação do Sebrae, de representante das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), que são organizações civis de microcrédito; do Banco Central, Caixa Econômica, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Banco do Brasil e Ministério da Economia.

Após a audiência pública, Confúcio Moura disse que vieram as providências. “Colocamos todo mundo junto, um falou para o outro, um reclamou do Banco do Brasil, outro, da Caixa, então foi aquela lavação de roupa suja entre todos os pequenos agentes, os grandes agentes; BNDES, Banco Central; mas certo é que dali saiu uma frutificação maravilhosa que deu conta de a gente liberar quase 700 bilhões no ano passado para Estados e Municípios, para auxílio emergencial e créditos variados.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria