Rolim de Moura,

Rondônia recebe mais vacinas contra a covid-19; doses serão distribuídas para as Regionais de Saúde
As vacinas serão entregues às regionais a partir desta terça-feira (21)

Publicado 21/09/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (20), na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, mais imunizantes contra a covid-19, que serão distribuídos às Regionais de Saúde do Estado.

Foram 23.250 doses de Astrazeneca e 400 da Janssen que chegaram nesta segunda-feira (20) que irão somar com as  66.690 da Pfizer que chegaram  domingo (19). As doses de vacinas serão destinadas à população prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). As remessas atenderão a população rondoniense com a 1ª e 2ª dose.

Com as vacinas recebidas, Rondônia contabiliza 2.186.428 doses de vacinas contra a covid-19 enviadas pelo Governo Federal. Desse número 721.648 são CoronaVac, 710.650 são Astrazeneca, 718.380 são da Pfizer e 35.750 são da Janssen.

Durante entrevista à imprensa na Central Estadual de Rede de Frio, o diretor-geral da Agevisa, coronel Gilvander Gregorio de Lima, informou que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Rondônia (Cosems) por meio de nota técnica divulgou a aprovação da continuidade da vacinação contra a covid-19 para os adolescentes entre 12 e 17 anos no Estado.

“Em nota o conselho e a secretaria estadual de saúde reiteram a necessidade de que os 52 municípios devem continuar normalmente a vacinação para essa faixa etária, conforme resolução número 214 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aprovou a vacinação utilizando a vacina Pfizer, iniciando pelos adolescentes com comorbidades e mediante comprovação”

DISTRIBUIÇÃO

O diretor-geral salientou que por causa da logística as vacinas que chegaram após quinta-feira (16) serão entregues as regionais a partir desta terça-feira (21) junto com as novas doses, como forma de otimizar a logística da entrega.

“Quinta-feira nos fizemos entrega de vacinas e a equipe só retornou na sexta-feira. Com a chegada de mais vacinas, nós juntamos as remessas para fazer a próxima entrega às regionais a partir desta terça-feira. De acordo com os nossos dados os municípios ainda têm 358.753 doses ainda não aplicadas de 1ª e 2ª doses, e estamos enviando mais doses, portanto é um procedimento normal”

O Governo de Rondônia continua intensificando as ações para aceleração da vacinação, em especial o chamado para a população completar o esquema vacinal com a segunda dose, e a terceira dose. Ele também alerta para que as medidas restritivas continuem sendo adotas, como o uso de máscara, a higienização e o distanciamento social.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram