Rolim de Moura,

Servidores da Sedam participam de intercâmbio no Rio Grande do Sul; objetivo é aprimorar ações ambientais em Rondônia
Durante intercâmbio, Fepam realizou monitoramento das dragas e fiscalização da extração de areia em alguns pontos dos rios gaúchos

Publicado 21/09/2021
Atualizado 21/09/2021
A A

Com a proposta de intensificar as ações ambientais, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento  Ambiental (Sedam) participou no período de 13 a 17 deste mês de um treinamento no Rio Grande do Sul, com atuação de servidores que participaram das atividades que visam reforçar o conhecimento quanto à metologia aplicada nas atividades de licenciamento ambiental, rastreamento das dragas, bem como a fiscalização da extração de areia nos rios gaúchos.

A comitiva formada por servidores da Sedam foi recebida pelos representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). Os técnicos da Sedam participaram de reuniões e visitas de campo com as equipes da Divisão de Mineração e Licenciamento de Atividades Minerárias, Divisão de Fiscalização e do Departamento de Licenciamento e Controle, conhecendo os detalhes da estrutura e suas formas de atuação, afim de aprimorar as atividades ambientais em Rondônia.

A presidente da Fundação, Marjorie Kauffmann, conduziu a reunião de boas-vindas e apresentação geral do trabalho da Fepam. Ela destacou a importância da troca de experiências e colocou os analistas da fundação à disposição para o esclarecimento das dúvidas e auxílio técnico da equipe rondoniense. “Consideramos essa troca de experiência fundamental e para nós é uma alegria saber que o nosso trabalho desperta o interesse e serve de exemplo para outros estados do país”.

Ao longo de toda a semana acompanharam as atividades in loco da Fepam, para conhecer o sistema de rastreamento de dragas, assim como a fiscalização no rio da cidade, com intuito de colocarem em prática as técnicas estudadas durante o intercâmbio.

O gestor da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Sedam, Fábio França, juntamente com o assessor de Políticas Públicas e Governança Climática, Diogo Rosa, também estiveram reunidos com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Luiz Henrique Viana, para tratar de ações de aprimoramento na segurança das Unidades de Conservação (UCs) de Rondônia. Também participaram desta primeira reunião a chefe do Departamento de Licenciamento e Controle, Fabiani Vitti; a chefe do Departamento de Mineração, Andréa Garcia, e sua equipe e a assessora da presidência, Isa Carla Osterkamp.

A Fepam é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e atua na fiscalização, licenciamento, desenvolvimento de estudos e pesquisas, execução de programas e projetos voltados a proteção e preservação do meio ambiente do Estado. Durante a ação a equipe conheceu as estruturas da fundação e o trabalho gerenciado por eles.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram