Rolim de Moura,

Policiais civis e militares de Rondônia e outros estados concluem curso de capacitação voltado para segurança de fronteiras
Capacitação teve participação de policiais civis e militares de Rondônia, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Roraima

Publicado 01/10/2021
Atualizado 01/10/2021
A A

O Curso de Unidade Especializadas de Fronteiras, oferecido pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foi concluído no início desta semana em Guajará-Mirim, com a participação de 45 policiais civis e militares de Rondônia, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Roraima.

A formação teve como objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuarem na região de fronteira, fortalecendo a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços. Toda a capacitação terá duração de 15 dias. 

A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório do campus Universidade Federal de Rondônia em Guajará-Mirim, e contou com a presença do secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nivaldo Ferreira, o secretário executivo da Casa Civil de Guajará-Mirim, Flávio Dezerte, e o tenente-coronel Carlos Gomes.

A formação teve uma carga horária de 96 horas-aula, divididas em módulos teórico, teórico-prático e prático, como: técnicas de entrevista; atendimento pré-hospitalar tático; tiro policial e táticas de confronto armados; técnicas de abordagem, dentre outras. Vale lembrar que, Rondônia faz fronteira exclusiva com a Bolívia por 1.342 quilômetros, são 27 municípios inseridos na faixa de 150 quilômetros, que precisam ser policiados, o que representa uma população maior que 500 mil habitantes.

Os investimentos em reaparelhamento das unidades são fundamentais. Em Rondônia, a Sesdec investiu em construção de torres de rádio comunicação, adquiriu armamentos, embarcações, móveis e equipamentos, além de ter realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, 11 edições do curso de fronteira. A Sesdec, desde o ano de 2013, já realizou no Estado, esses cursos visando preparar os profissionais lotados nas unidades dessa região.

Para garantir a ordem a Sesdec, vem realizando operações, no âmbito do programa VIGIA (Operação Hórus) nos municípios de fronteira. As melhores técnicas e táticas policiais foram transmitidas visando o fortalecimento das ações preventivas e repressivas aos crimes transfronteiriços. Destacamos aqui o empenho de todos os alunos, instrutores, monitores, coordenadores e colaboradores e demais municípios, que proporcionaram o sucesso desta edição nacional, totalizando 423 operadores formados no estado de Rondônia.

O secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes, parabenizou a todos os formandos e fez questão de salientar que o Governador Marcos Rocha tem feito muito pela segurança pública do estado. “É muito bom ver a integração neste curso, ver que o nossos policiais militares e civis de outros estados estão interagindo para aprender a cada dia mais para proteger a nossa sociedade, ressaltou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram