Rolim de Moura,

Rondônia participa do 70º Encontro Nacional dos Detrans realizado em Tocantins
Encontro discutiu assuntos relacionados às políticas públicas de trânsito

Publicado 04/10/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de (Detran-RO), participou do 70º Encontro Nacional dos Detrans (END), realizado em Palmas (TO), entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Aparecida de Oliveira, participou do evento, juntamente com dirigentes dos Detrans e representantes de instituições relacionadas à gestão do trânsito no país.

Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o encontro contou com a participação da Associação Nacional de Detrans (AND). O evento oportunizou o debate de questões relacionadas à tecnologia, soluções e melhorias para o setor, por meio da apresentação de atividades sobre assuntos relacionados às políticas públicas de trânsito.

A programação contou com apresentação de painéis temáticos e grupos de trabalho.

No primeiro dia, foram abordados assuntos como: placas mercosul; Lei de Proteção de Dados (Lgpd) nos Detrans; ISSO 27001; segurança da informação no transacionamento de dados e registros; cursos da AND; monitoramento de exame prático de direção veicular; regramento do exame toxicológico na Base Nacional e Relatório do Grupo de Trabalho da AND, revisão da Resolução do Contran.

Já no segundo dia, os temas discutidos foram: mudanças e melhorias para o cidadão na pós-pandemia; segurança da informação; municipalização; alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Lei de Conversão da MP 1.050/21 e impactos aos detrans; Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito (Pnatrans); e carro clonado.

Para Benedita Aparecida foi um momento importante a discussão de políticas públicas para o trânsito com autoridades de todo país. “Queremos promover segurança no trânsito rondoniense, e participar de um encontro como esse oportuniza ao Detran Rondônia um novo olhar assertivo na promoção de estratégias que podem salvar vidas”.

Além dos diretores dos Detrans, o evento contou com a participação de autoridades, técnicos da área e de colaboradores de diversos setores que atuam nas causas do trânsito, enriquecendo os debates. Ao final do encontro foi elaborada pelos presidentes de Detrans, a Carta do Tocantins, com as conclusões obtidas nos grupos de trabalho realizados durante o encontro.

A Associação Nacional de Detrans tem objetivo de congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionadas com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Contran, e entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram