Rolim de Moura,

Tribunal de Ética aprova reforma em seu Regimento Interno

Por OAB/RO
Publicado 05/10/2021
Atualizado 05/10/2021
A A

Em sessão plenária híbrida realizada na última sexta-feira, 1º de outubro, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), aprovou uma série de mudanças no seu regimento interno. Dentre as principais mudanças no regimento, destaca-se o aumento da quantidade de membros, de 21 para 31, elevando o número de turmas de 04 para 06, o que equivale a um aumento de cerca de 30% da sua composição.

Além disso, o critério de ingresso no TED obedecerá às mesmas regras eletivas para os Conselheiros Seccionais, reduzindo-se assim o tempo mínimo de exercício de advocacia de 05 para 03 anos, privilegiando a participação de membros oriundos da Jovem Advocacia.

Outras novidades referem-se à regulamentação da defensoria dativa, da assistência, além da regulamentação de critérios e regras específicas pertinentes aos pedidos de revisão, reabilitação, termo de ajustamento de conduta (TAC), processos de exclusão, julgamento em ambiente virtual, além de outros.

O presidente em exercício do TED, Vinícius Gordon, comenta a reforma regimental: “Após uma avaliação empírica, observamos a urgente necessidade de reforma do regimento interno, visando otimizar o trabalho da secretaria, desafogar o número de processos com cada membro, dar celeridade, dinamismo e efetividade ao processo disciplinar, o que será possível com as alterações propostas e aprovadas pelo Pleno do Tribunal de Ética”.

Para o presidente da OABRO, Elton Assis, o TED tem realizado um trabalho fundamental no fortalecimento da advocacia rondoniense, uma vez que seu papel é no sentido de orientar e, quando necessário, dar a devida punição a quem foi antiético ou cometeu infração disciplinar. “A reforma regimental certamente traz avanços no trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Ética”, complementa.

Após revisão, o regimento será encaminhado para aprovação do Conselho Seccional e terá vigência após sua publicação no diário eletrônico da OAB.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: OAB/RO