Rolim de Moura,

CNMP lança livro sobre atuação do Ministério Público na área ambiental

Por MP/RO
Publicado 15/10/2021
Atualizado 15/10/2021
A A

O Conselho Nacional do Ministério Público publicou o livro “Cenários, Oportunidades e Desafios do Ministério Público Ambiental”. A obra visa apresentar um panorama nacional contextualizado dentro da realidade e dos desafios existentes em cada bioma, dar visibilidade ao diagnóstico e oferecer subsídios para a implementação de medidas administrativas e de gestão, em busca do aperfeiçoamento no importante papel constitucional do Ministério Público brasileiro de defesa do meio ambiente.

A publicação apresenta a estrutura que os Ministérios Públicos brasileiros possuem para atuação na área ambiental, apresentando a história, as características, a biodiversidade, o estado de conservação, as peculiaridades, as principais ameaças e os maiores desafios para conservação de cada bioma.

Para sua elaboração, foram feitos levantamentos de dados da quantidade de promotorias e ofícios especializados em meio ambiente nos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro. Foi pesquisada ainda, a existência de promotorias regionais e grupos de atuação especial, bem como a estrutura de pessoal técnico-pericial e geotecnológica disponível aos membros, além de questionamentos relativos à interação com os demais órgãos de fiscalização ambiental.

Os autores da obra são os membros auxiliares e colaboradores da Comissão do Meio Ambiente, coordenada pelo Conselheiro Nacional do Ministério Público Luciano Nunes Maia Freire e apresentação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antônio Herman Benjamim.

A publicação encontra-se disponível, através do link https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Publicacoes/documentos/2021/LIVRO_CENARIOS_-OPORTUNIDADES_E_DESAFIOS_DO_MINISTERIO_PUBLICO_AMBIENTAL.pdf

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO