Rolim de Moura,

Justiça de Rondônia retoma o atendimento ao público hoje
Comprovação de vacinação contra a covid-19 e máscaras são obrigatórios para entrada nas unidades

Por TJ/RO
Publicado 20/10/2021
A A

Após mais de um ano de medidas restritivas em função da pandemia da covid-19, o Poder Judiciário de Rondônia retoma os atendimentos presenciais em todas as suas unidades do Estado. Para tanto, o Judiciário adotou medidas necessárias e passou a exigir dos magistrados(as), servidores(as) e público externo, a comprovação da vacinação contra a covid-19. Visitantes que precisarem se dirigir às unidades devem apresentar o cartão com pelo menos uma dose ou dose única da vacina. Os canais virtuais de acesso estão mantidos, como telefones, WhatsApp e audiências com participação por videoconferência. As sessões continuam sendo transmitidas pelo canal do TJ de Rondônia, no YouTube. O horário de atendimento é das 7h às 14h. 

Para garantir condições sanitárias adequadas ao retorno, o sistema interno foi adaptado para que os servidores pudessem apresentar a comprovação do ciclo completo de vacinação, como forma de controle. Outras medidas como sanitização das unidades e disponibilização de álcool nos corredores também serão mantidas, além do uso restrito de elevadores. Nos prédios em que há o uso de elevadores, a primeira recomendação da Divisão de Saúde e Bem-Estar do Tribunal de Justiça (Disau) é de que, caso a pessoa precise descer ou subir dois andares, o ideal é que vá pelas escadas e evite o uso do elevador.

Caso seja necessário, ao utilizar o elevador evite encostar nas paredes. O pessoal da limpeza está orientado a efetuar a higienização da cabina do elevador a cada duas horas, tanto das paredes quanto dos botões.

Em caso de não utilização, ou seja, quando o elevador estiver parado, é recomendado manter as portas abertas enquanto estiver sem atividade no elevador. Conforme a orientação feita pela Disau, a liberação para o uso NÃO pode exceder até 50% da capacidade de lotação do equipamento. Por exemplo, no edifício-sede, cujos elevadores têm, cada um, capacidade de até 14 pessoas, a lotação máxima permitida será de até 7 pessoas.

Conforme a Disau, quando a utilização do elevador for estritamente necessária é preciso assegurar-se de que a máscara está devidamente ajustada ao rosto; evitar tocar os olhos, boca e nariz; além de higienizar as mãos nos dispensers instalados nas portas dos elevadores e corredores dos prédios.

Desde março de 2020, o TJRO instituiu um Gabinete de Gerenciamento de Crise, com integrantes da administração e de profissionais de saúde da instituição, para definir as estratégias a serem tomadas para manter a prestação jurisdicional com segurança. O Plano de Retorno Programado foi elaborado para garantir as etapas de retorno, que seguiram, em princípio, os mesmos critérios adotados pelo Poder Executivo ao editar decretos. Durante todo o período de restrição, campanhas educativas também foram divulgadas para o público interno, que também passou a contar com um canal de denúncias. 

Clique aqui para conhecer o Guia de Retorno ao Trabalho Presencial, disponibilizado aos servidores (as) e magistrados (as).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: TJ/RO