Rolim de Moura,

MELÃO: Exportações têm significativa alta mensal

Por Cepea
Publicado 21/10/2021
A A

As exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará subiram expressivamente em setembro. De acordo com dados da Secex, o volume enviado ao mercado internacional totalizou 28 mil toneladas, forte aumento de 951% frente ao embarcado em agosto, o primeiro mês da campanha. A receita (em dólar) registrou alta ainda maior, de 1.127%, somando pouco mais de US$ 19,5 milhões (FOB).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, esses aumentos no volume e na receita são comuns para o período, devido ao fim da safra espanhola, a principal praça exportadora da fruta à Europa, que, por sua vez, é o maior destino do melão brasileiro. A taxa de câmbio também favoreceu a receita, visto que, com o dólar forte, eleva o retorno em Reais. No entanto, os elevados preços do frete marítimo e da embalagem de papelão limitaram os ganhos dos exportadores.

Apesar deste aumento frente a agosto, as exportações de setembro, em termos de volume, ficaram 16% abaixo das de setembro de 2020, ainda segundo a Secex, o que pode ser resultado das dificuldades nas negociações com importadores neste ano, diante dos elevados custos de produção, de embalagem e do frete marítimo. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea