Rolim de Moura,

Mestrado Profnit do IFRO tem quatro projetos premiados no XI ProspeCT&I

Por IFRO
Publicado 25/10/2021
A A

O ProspeCT&I é o congresso do Programa Nacional de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT, que premiou neste ano quatro projetos de mestrandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte. O XI ProspeCT&I 2021 foi realizado junto ao V Congresso Internacional do PROFNIT, no período de 27 de setembro a 2 de outubro deste ano. O congresso reúne mestrandos de polos distribuídos por todo o país, que submetem e apresentam seus trabalhos e que teve o resultado da premiação divulgado na última semana.

De acordo com o professor doutor Cléver Reis Stein, neste ano foram realizadas 16 sessões e em cada uma delas foi premiado o melhor trabalho, sendo que quatro deles foram conferidos aos mestrandos do Campus Porto Velho Zona Norte. Ele explica que, por estar em sua segunda turma, não há nenhum formando ainda, contudo, “esse resultado mostra a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido, pois as apresentações envolveram trabalhos de todo o Brasil, de polos com mais tempo de implantação e que têm maior experiência no desenvolvimento de tecnologias no mestrado”, destaca.

Entre os trabalhos premiados estão: 1) ‘Prospecção tecnológica de dispositivos didáticos direcionados para o ensino da dinâmica rotacional na disciplina de física’, que tem como autor Jean Duarte e Silva, e como coautores Alecsandro Marian da Silva e Guilherme Tadaki Tazo Gaspar;  2) ‘Mapeamento patentário de tecnologias assistivas desenvolvido para o ensino de deficientes visuais’, de Alecsandro Marian da Silva e coautores Haroldo de Sá Medeiros e Marcio Rodrigues Miranda; 3)  ‘Prospecção tecnológica de dispositivos de tratamento de esgoto direcionados ao uso unifamiliar’, de Sidivan Alves do Nascimento. Esses três projetos têm como orientador o professor Cléver Reis Stein e 4) ‘Estudo prospectivo sobre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA’, que tem como autora Elis Regina Eluan, e como orientador o professor Márcio Rodrigues Miranda.

“O nosso trabalho apresentou o estado da arte dos equipamentos para o ensino da dinâmica rotacional. Pensamos que está seguindo um rumo promissor, pois o foco é contribuir para melhorar o ensino de Física por meio de equipamentos tecnológicos aplicados às aulas”, opina o mestrando Jean Duarte e Silva, afirmando ser esse um ramo que ainda necessita de pesquisas e desenvolvimento tecnológicos. Para ele, o evento XI PROSPECT&I foi extremamente importante para o debate de novas ideias e desenvolvimento de novas políticas de inovação. E cita o físico Isaac Newton (1643-1727), para refletir: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes. Essa troca de informações e experiências é sensacional. Fiquei muito feliz em participar e ser premiado com o melhor trabalho apresentado na sessão”, afirmou Jean Duarte.

O projeto premiado do mestrando Sidivan Alves do Nascimento faz parte do seu trabalho de conclusão de curso do mestrado profissional em propriedade intelectual e transferência de tecnologia (PROFNIT) e tem por objetivo a confecção de um equipamento para tratamento de esgoto visando à descontaminação do efluente antes de descartá-lo no meio ambiente. Segundo ele, o equipamento atenderá principalmente as residências que não contam com coleta pública de esgoto. O trabalho está qualificado em fase de conclusão da pesquisa e desenvolvimento do produto tecnológico. Ele diz que ficou surpreso e contente por seu trabalho ter sido escolhido como o melhor na sessão em que foi apresentado. “Isso nos motiva ainda mais para a conclusão da pesquisa e desenvolvimento do protótipo. Quero agradecer ao IFRO pela oportunidade de cursar este mestrado e ao professor Cléver pela orientação no trabalho”, pontua.

Para o professor Cléver Reis Stein, o PROFNIT vem ao encontro de uma das missões dos Institutos Federais “que consiste em desenvolver tecnologias para solucionar problemas na comunidade. Apesar de estarmos com menos de dois anos de trabalho, já temos resultados de pesquisas premiadas dentro do encontro que reúne os participantes de todos os polos instalados nas instituições de ensino superior de todo o país. Esse fato demonstra a qualidade das pesquisas e o empenho dos alunos, professores e gestores na implantação e condução do programa aqui no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Em particular, fiquei muito feliz por ter três trabalhos premiados como orientador. Isso mostra que estamos no caminho certo”, conclui.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: IFRO