Rolim de Moura,

Rondônia é o 3º estado que mais desmatou em setembro de 2021, segundo dados do Imazon
Ao todo, 178 km² de área foram desmatadas no estado. Porto Velho é o 2º município que mais desmatou no mês de setembro.

Por G1 RO
Publicado 03/11/2021
A A
Foto: Assessoria/PF

Rondônia foi o terceiro estado, dentro da Amazônia Legal, que mais desmatou em setembro. Ao todo, 178 km² de área foram desmatadas, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Os dados também apontam que há uma nova fronteira do desmatamento, já que na divisa entre Amazonas, Rondônia e Acre, a devastação está avançando.

Municípios Críticos

Segundo dados do SAD, Porto Velho é o 2º município que mais desmatou no mês de setembro. Ao todo, 60 km² de área foram desmatadas. Lábrea, no Amazonas, segue no topo do ranking, com 75 km² de área devastada.

Além da capital, Candeias do Jamari também aparece no ranking dos 10 municípios em estado crítico de desmatamento. Segundo o Imazon, 28 km² foram desmatados no município.

UC e TI

A Terra Indígena (TI) Karipuna, entre Porto Velho e Nova Mamoré, foi a única que apareceu no ranking do desmatamento. A TI ficou em 3º no ranking, com 2 km² de área desmatada.

Entre as Unidades de Conservação, aparecem Parna Mapinguari, Esec de Samuel e PES de Guajará-Mirim.

Amazônia Legal

De acordo com o Imazon, setembro foi sexto mês de 2021 em que a Amazônia teve a maior área destruída na década. As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 1.137 km² em setembro de 2021, o que representa uma redução de 63% em relação a setembro de 2020.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO