Rolim de Moura,

Sebrae e CBIC elaboram parceria para apoiar pequenas construtoras a obterem certificação
Certificado PBQP-H é condição necessária para que as empresas do setor possam acessar recursos da Caixa

Publicado 01/12/2021
A A

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou, na tarde desta terça-feira (30), do painel “Inovação e tecnologia: ferramentas para o empreendedorismo”, realizado durante o 93º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção). Em sua apresentação, ele destacou a importância da parceria que o Sebrae está construindo com a Câmara da Construção, no sentido de levar às pequenas empresas do setor a oportunidade de se qualificarem para a obter a certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que é exigida para acesso a algumas linhas de financiamento e políticas habitacionais da Caixa. Melles também comemorou o anúncio feito pelo presidente da Caixa, Pedro Parente, de que o banco vai investir na expansão do microcrédito.

“É fundamental atendermos às características e necessidades particulares das construtoras de menor porte, que respondem pela construção de pequenos empreendimentos (casas, prédios, condomínios)”, comenta Melles.  Segundo ele, o processo de certificação e adequação de parâmetros deve estar adequado ao porte dessas empresas. Com a parceria, essas construtoras podem acessar financiamentos da Caixa, com juros menores que os praticados no mercado. Segundo pesquisa da CBIC, a maioria das pequenas empresas do setor realizam investimentos com recursos próprios.

O presidente da Caixa, Pedro Parente, antecipou, durante o painel, o projeto do banco de criar uma ação na área do microcrédito, espelhada na experiência realizada na Índia, onde agentes financeiros locais realizam empréstimos para 400 milhões de pessoas. Segundo Parente, a estimativa é de que 20 milhões de pessoas possam ter acesso a esse microcrédito, com o suporte de um fundo garantidor. Com isso, ele acredita que será possível atender – inclusive – às pessoas negativadas.

Empreendedores invisíveis

Em outro painel do evento, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ressaltou os trabalhos que o governo vem desenvolvendo para criar um programa de microcrédito direcionado a empreendedores e ao grupo dos chamados "invisíveis", que estão na informalidade.

"Nós estamos trabalhando junto com presidente do Sebrae, Carlos Melles, na constituição de um programa de microcrédito para empreendedores e invisíveis. E o objetivo é dar condição de sustentabilidade, com a condição de que eles caminhem para a formalização, num trabalho de profundidade, e usando a capilaridade que tem o Sebrae”, comentou o ministro.

 Reindustrialização

Pela manhã, o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre o projeto do governo de “reindustrializar” o país. “Temos um plano de transformação da economia. Queremos transformar a economia brasileira em uma grande economia de mercado, que dependa mais de investimentos privados. As estatais já cumpriram seu papel”, comentou. Para isso, segundo Guedes, o governo vai continuar trabalhando para desonerar as empresas.

Infraestrutura

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou, na abertura do Encontro, que o Brasil precisa fazer uma opção pelo investimento em infraestrutura. “Nós ficamos discutindo sobre voo de galinha, de pequenos saltos da economia. Mas se analisarmos a participação da construção no PIB de países desenvolvidos, a gente entende o papel central do setor. Aqui, a opção tem sido do desenvolvimento pelo consumo. Enquanto na Europa, a Construção representa cerca de 20% do PIB, no Brasil, somos 4%”, refletiu Martins.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Sebrae