Rolim de Moura,

Serviço florestal e estados avançam na análise de dados dos cadastros rurais do país
Em seis meses, os processos avaliados respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado

Por Mapa
Publicado 12/12/2021
A A

Fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos anteriores. Desde julho deste ano, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a análise de dados de mais de 180 mil processos.

Vale ressaltar que desde 2014 (quando foi lançado o Sistema do CAR) até 2021, 528 mil processos receberam algum tipo de análise. Ou seja, em seis meses foram avaliados o equivalente a 34% do volume total do que demorou sete anos a ser analisado.  

O resultado foi devido à implementação da ferramenta de análise dinamizada do CAR, o AnalisaCAR , que permitiu a verificação dos dados declarados no cadastro nacional de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados. É o que explica o diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien.

“A tecnologia garante agilidade e precisão ao processamento. A análise dinamizada faz cruzamentos automatizados, verificando as informações geográficas declaradas pelo proprietário rural. A tecnologia consegue, então, apontar a situação de regularidade ambiental dos imóveis em relação às áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito, e, quando for o caso, da localização de excedentes de vegetação nativa”, detalha Adrien ao citar a Lei nº 12.651/12 sobre proteção da vegetação.

A partir da análise, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental de seus imóveis e aqueles que tiverem excedentes de vegetação poderão acessar os benefícios da conservação ambiental, como as Cotas de Reserva Ambiental e outras modalidades de Pagamentos por Serviços Ambientais.

A análise dos dados declarados no CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, atribuição de competência das unidades federativas. O Serviço Florestal Brasileiro oferece suporte e desenvolve meios de dar celeridade ao processo, como órgão coordenador da política a nível nacional.

O diretor-geral do SFB, Pedro Neto, reforça que “avançar na regularização ambiental contribuirá para impulsionar a agenda da recuperação ambiental e da economia florestal como um todo. A parceria com os estados tem ajudado o governo no processo de digitalização de suas ações e tem sido de grande valia neste processo”

Avanço dos estados

Para se ter ideia, nesta quinta-feira (9), em São Paulo foram entregues a entidades representativas do setor produtivo certificados com relação dos cadastros cuja análise concluiu pela conformidade dos imóveis em relação à legislação. A partir da análise dinamizada implementada no estado, de outubro a dezembro deste ano, foram processados a totalidade dos cadastros referentes aos imóveis com até quatro módulos fiscais, somando 342.039 cadastros, 87% do total de cadastros inscritos no Sistema do CAR local (SICAR-SP).

Além de São Paulo, outros oito unidades federativas já implementaram o sistema tecnológico: Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá - que inaugurou o processo de análise dinamizada, em maio deste ano.

O diretor João Adrien ainda anuncia que o AnalisaCAR está em implementação por outros 11 estados. “Até meados do ano que vem, 20 estados brasileiros estarão utilizando a análise dinamizada. Vamos realizar uma licitação para contratar bases de mapeamento temáticos para mais 11 estados tenham condição de utilizar a ferramenta”.

Com o avanço da implementação da ferramenta tecnológica e da legislação, será garantido a regularidade ambiental das propriedades rurais e a preservação ambiental, além de impulsionar a agenda da restauração florestal, fundamental para que o país cumpra os compromissos estipulados no Acordo de Paris.

O AnalisaCAR foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Universidade Federal de Lavras, em conjunto com os estados, permitindo a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados.

A ferramenta AnalisaCAR conta com o apoio do Ministério da Economia, via Secretaria Especial de Governo Digital, por meio da iniciativa GOV.BR.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Mapa