Rolim de Moura,

Sesau confirma 4 mortes por gripe em Rondônia
Uma criança de 4 anos está entre as vítimas. Capital disponibiliza sala exclusiva para tratamento contra o vírus.

Por G1 RO
Publicado 27/12/2021
A A

Quatro pessoas foram vítimas da Influenza em Rondônia, segundo o secretário de Saúde, Fernando Máximo. Em entrevista à Rede Amazônica, o secretário confirmou que todos os óbitos aconteceram em dezembro de 2021. As vítimas foram:

  • Uma mulher de 66 anos;
  • Um homem de 80 anos;
  • Um homem de 60 anos;
  • Uma criança de 4 anos.

Internações

Até segunda-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a internação de 26 pessoas com o vírus da gripe. Desse total, sete estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave.

Fernando Máximo revelou que dos internados na UTI, há duas crianças, uma de 2 anos e outra de 6 meses.

Surto

A Sesau confirmou que Rondônia passa por um surto de gripe. Em dezembro, mais de 800 casos de Influenza foram registrados pela secretaria.

O aumento no número de casos deixou as autoridades em alerta, já que o surto da síndrome gripal atinge tanto crianças quanto a população adulta.

Em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves revelou que o surto provocou superlotação nas salas de urgência e emergência das unidades de saúde.

Prevenção

A orientação da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), é que a população use como medida de prevenção e controle da Influenza as mesmas ações adotadas durante a pandemia de Covid-19, como:

  1. Distanciamento social
  2. Higiene das mãos
  3. Limpeza e desinfeção de ambientes
  4. O uso de máscaras

As pessoas que tiverem sintomas como coriza, tosse, febre e dor de cabeça, podem procurar alguma unidade de saúde com o atendimento exclusivo para síndromes gripais.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO