Rolim de Moura,

Confúcio Moura cobra soluções do Ministério do Trabalho para perícias médicas do INSS no estado de Rondônia
Ministro garantiu que a partir do próximo mês pessoas que necessitam de pericias médicas poderão receber avaliação por tele atendimento

Por Redação
Publicado 11/04/2022
Atualizado 11/04/2022
A A

Em busca de soluções para resolver a crise da perícia médica do INSS em Rondônia, o senador Confúcio Moura (MDB) reuniu-se nessa sexta-feira (08), em Brasília, com o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o subsecretário da perícia médica federal, Álvaro Friderichs Fagundes e técnicos do departamento de perícia federal.

Ao iniciar o evento, o senador enfatizou que esta é a terceira reunião com o objetivo de discutir alternativas para resolver esse problema que atinge diretamente o cidadão, e que não dá mais para esperar.  “Nós viemos aqui para resolver esse problema dos doentes, dos trabalhadores que precisam de licença, para receber o auxílio doença, e tem que andar em Rondônia quilômetros e quilômetros, encarar uma fila gigantesca e esperar muito para que os seus benefícios possam chegar”, disse.

Confúcio Moura lembrou que as pessoas que buscam o perito do INSS estão doentes, precisam de dinheiro e que não querem favor. “Alguns estão com a perna fraturada, outros têm AVC, outras doenças, eles precisam de dinheiro rápido, por que tem médico, tem remédio, tem muitas despesas, e sem a pericia não recebe. Se foi o Estado que colocou esta condição, que seja o Estado a providenciar a pericia”, cobrou o parlamentar.

José Carlos Oliveira disse que reconhece a legitimidade dos pleitos, e que as sugestões do senador vêm ao encontro do pensamento do Ministério.  “Senador Confúcio, a partir de agora o Ministério vai dar continuidade àquilo que já está sendo feito com relação a possibilidade de flexibilizar, para que a perícia seja feita a distância, para que as pessoas das regiões onde hoje nós não temos peritos possam ser periciadas. É usar os profissionais de um lugar para atender os locais onde não existem este profissional. É o que estamos chamando de tele avaliação”, explicou o ministro Oliveira.

De acordo com o ministro, o programa piloto está sendo desenvolvido e poderá atender pessoas que necessitam de perícia. O atendimento de tele avaliação. “Por exemplo, uma pessoa lá de Minas está sendo periciada por um médico em Mossoró (RN), então isso, é uma ferramenta, uma modalidade que veio para ficar, e com a sua ajuda, senador, a gente vai ampliar para Brasil inteiro. Em meados de maio o piloto termina, aí a gente vai poder estender isso para todo o Brasil”, detalhou o chefe da Pasta.

Ao finalizar a reunião, o senador se disse satisfeito e que a audiência foi positiva, pois algumas alternativas foram oferecidas pelo ministro.  “Aos poucos essas ações poderão ir solucionando a dramática situação de escassez de médicos peritos, principalmente, na região amazônica. Precisamos parar de achar que benefícios do INSS é favor do Estado para os trabalhadores. Não é!”, finalizou Confúcio Moura.

Participaram da reunião a coordenadora regional da perícia médica da Região Norte e Centro Oeste, Marina Fernandes, a perita federal, Heloísa Goulart e a assessora parlamentar, Elizete Lionel.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria