Rolim de Moura,

SENAI Lab recebe inscrições para 5ª edição

Por Redação
Publicado 12/04/2022
Atualizado 12/04/2022
A A

Com o objetivo de desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação para os alunos por meio da prática do aprender fazendo (cultura maker), o SENAI Lab, linha de fomento do SENAI Departamento Nacional (DN) para os Departamentos Regionais (DRs), no valor máximo de R$ 50 mil, está com inscrições abertas para a 5ª edição, cujo período de submissão das propostas de projeto vai até 29 de abril deste ano.

Para este ano serão financiados até 25 projetos, sendo que o DR-RO poderá classificar no máximo dois projetos, desde que estejam entre os 25 melhores classificados.

O coordenador de Educação Básica e profissional SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho lembrou que os projetos elaborados pelas unidades de Ji-Paraná (2018), Lagoa (2019) e Vilhena (2020 e 2021) foram classificados entre os 15 melhores e receberam o recurso que possibilitou a compra de uma impressora 3D, um Plotter de Recorte e três Chromebooks para cada uma e ainda uma Máquina de corte e gravação à laser para a UOP de Vilhena”, disse.

Para 2022, as escolas que já foram beneficiadas com o recurso deste Edital em edições anteriores não estarão elegíveis para participação. As demais escolas do SENAI-RO estão aptas a participar, desde que atendam aos critérios obrigatórios.

Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep), a seleção dos projetos será realizada na plataforma da Saga SENAI. “Para isto, foi criado um desafio com o nome de “Edital SENAI Lab 2022”, onde os projetos deverão serem postados. Os critérios de classificação estão apoiados em três pilares.  Apresentar o Plano de Uso do SENAI Lab, conforme modelo; o discurso de Elevador - Pitch sobre o Plano de Uso do SENAI Lab (link de vídeo de no máximo três minutos) e a lista das aquisições, conforme rubricas previstas neste edital.  

Para participar, a unidade deverá cadastrar uma proposta na plataforma, obedecendo os critérios obrigatórios (que podem gerar a desclassificação da proposta se não forem atendidos) e os bônus, e desta forma obter a pontuação para ser classificada. 

Conforme Custódio, o SENAI Lab é o espaço criativo da escola, onde se desenvolve a cultura Maker fortalecendo a Metodologia SENAI de Educação Profissional no que se refere à Prática Pedagógica e oportunizando o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.

“O projeto SENAI Lab além de ser um “local”, é uma “ferramenta educacional” perfeita para a realização de todas as atividades da Saga. Neste ambiente, docentes e discentes podem fazer a inovação acontecer”, finalizou Custódio.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Fiero